COMBUSTÍVEIS: Biodiesel é tema de seminário em Santo Antônio da Platina

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O uso e os conceitos do biodiesel para a obtenção de energia é o tema do 1º Seminário Regional de Biodiesel, que será realizado hoje em Santo Antônio da Platina. O evento será ministrado pelo engenheiro agrônomo Luiz Antônio Rossafa, diretor de gestão da Companhia Paranaense de Energia (Copel). A Copel possui vários projetos para a utilização de energia através de fontes que não sejam fósseis, a exemplo, a utilização de matérias-prima secas. Como é o caso do uso do bagaço da cana-de-açúcar. Com a gaseificação desse material, a Copel tem conseguido uma excelente fonte de energia. E a inovação do carro movido à energia elétrica. Ainda em fase de estudo, a companhia adaptou um modelo Fiat Palio para que o automóvel não precise de nenhum combustível derivado de petróleo. ''Tem sido mais eficiente e econômico'', afirma Rossafa. Uma outra alternativa apontada pelo engenheiro agrônomo é a obtenção de energia de origem animal. O metano pode ser adquirido pelos biodigestores, componentes digestivos encontrados no organismo de alguns mamíferos como os suínos. Os dejetos desses animais passaram por influência dos biodigestores, esse material seria processado para a obtenção de metano. Esse mecanismo poderia ser utilizado no funcionamento de motores caseiros e industriais.

Clima - ''Pelo incentivo do governo na produção de cana-de-açúcar, por exemplo, as condições climáticas e desenvolvimento da pesquisa na área criam um ambiente próspero para o crescimento. A questão que se deve levar em consideração é quanto às estratégias de fornecimento, abastecimento, a relação custo/benefício e a distribuição do produto ao consumidor final'', analisa Rossafa.

Serviço - 1º Seminário Regional de Biodiesel de Santo Antônio da Platina, hoje às 19 horas no Faculdade Norte Pioneiro (BR 153, KM 40. Parque de Exposições Alício Dias dos Reis), hoje, 19h, entrada gratuita. O seminário é uma parceria entre Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PR), Associação Platinense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Apeaa) e Conselho Municipal do Meio Ambiente de Santo Antônio da Platina. (Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados