Cocari está pronta para atender os cooperados para a nova safra de verão
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cocari se prepara para dar início a safra de verão 2025/2026 com o fim do vazio sanitário da soja. O presidente da cooperativa, Marcos Trintinalha, dá boas-vindas ao novo ciclo e destaca que, com o encerramento do ciclo de inverno, - resta ainda um pouco da colheita de trigo e a safra de milho praticamente terminada -, os produtores entram na principal safra: a de soja. “Tivemos uma excelente produtividade na safra de milho. Agora, vamos iniciar o plantio de verão, que é a nossa grande safra”, comenta.
Conforme salienta o presidente, o ciclo de inverno, ou safrinha, embora seja a segunda safra, neste ano apresentou safra cheia. “O que a gente sempre busca é a melhor produtividade e a maior rentabilidade na safra de verão. Com esse espírito, iniciamos o novo ciclo, esse novo processo nos campos", declara.
Trintinalha reforça a importância do planejamento. "Reiteramos aqui o comprometimento dos nossos consultores, da nossa equipe técnica, que está sempre ao lado dos produtores, levando nossos produtos e serviços para que os resultados sejam cada vez melhores”, aponta.
Suporte para o novo ciclo
O superintendente de Desenvolvimento de Mercado e Consultoria Técnica da Cocari, Jacy Cesar Fermino da Rocha, enfatiza a importância deste momento. "A Cocari está pronta para atender seus associados com insumos de qualidade, serviços especializados e todo o suporte necessário para este novo ciclo produtivo", destaca.
A cada nova safra, a Cocari orienta e promove facilidades aos produtores, visando a antecipação dos negócios que envolvem a chegada da nova safra. “Grande parte dos cooperados já se antecipou e garantiu seus insumos, evidenciando que o planejamento é fundamental diante do cenário desafiador que vivemos no setor agrícola", observa o superintendente, destacando que esse comprometimento reflete a parceria entre a cooperativa e seus produtores na busca por melhores resultados.
Planejamento
O planejamento é um aspecto essencial nesta fase de semeadura. Um dos produtos que merece destaque é a semente de soja Cocari, cultivada com rigorosos padrões de qualidade, assegurando alta germinação e vigor. "Esse cuidado assegura um adequado estabelecimento da lavoura, fator essencial para que o agricultor tenha mais segurança e produtividade em sua safra", afirma Jacy.
As parcerias estratégicas com fornecedores têm sido muito importantes para a Cocari, permitindo que a cooperativa ofereça um portfólio robusto de produtos e tecnologias de alta performance, todas testadas e aprovadas a campo. "As condições comerciais favorecem a excelente rentabilidade dos associados", menciona Jacy, ressaltando o valor das colaborações na entrega de soluções eficientes para os cooperados.
Corpo técnico eficiente
Além disso, a Cocari investe continuamente em consultoria técnica especializada, capacitando seu corpo técnico para acompanhar os produtores em áreas como manejo produtivo, fertilidade do solo, controle de pragas e uso de tecnologias modernas. "Todos os anos, o corpo técnico da cooperativa passa por treinamentos, reciclando e garantindo que leve ao campo o que há de mais inovador em produtos, serviços e práticas de manejo", destaca Jacy, sempre com foco na rentabilidade e sustentabilidade do negócio rural.
Programa Sou + Cocari
Apesar dos desafios enfrentados pelo setor agrícola, como altas taxas de juros e instabilidade de mercado, a Cocari reafirma seu compromisso em fornecer insumos e serviços essenciais às cadeias produtivas agrícolas e pecuária.
Nesse sentido, a Cocari informa que estão abertas as inscrições para o Programa Sou + Cocari, e convida os cooperados a fazerem parte dessa iniciativa de gestão integrada que reúne serviços, insumos, tecnologias, consultoria e parcerias estratégicas. “O objetivo é apoiar de forma completa o associado, oferecendo soluções que geram resultados sustentáveis em toda a cadeia produtiva”, esclarece o superintendente.
Participar do Sou + Cocari significa ampliar oportunidades, otimizar recursos e fortalecer ainda mais a parceria entre cooperado e cooperativa. "Cuidem bem do manejo produtivo de sua lavoura, invistam em tecnologia e busquem relações de paridade adequadas", aconselha Jacy, incentivando a adesão de todos os produtores, visando uma safra de verão mais eficiente, rentável e sustentável.
Com essas diretrizes e o sólido suporte da Cocari, os cooperados estão cada vez mais bem preparados para enfrentar a nova safra, em um espírito de cooperação e crescimento compartilhado.
“Desejo a todos um excelente plantio e que tenhamos a melhor safra, lembrando dos cuidados em relação à umidade, mantendo sempre o contato com o seu consultor para uma boa semeadura e um manejo eficiente, sem se precipitar”, conclui o presidente da Cocari.
Calendário de plantio
Dado o fim do vazio sanitário, confira os períodos mais adequados para o plantio da soja nas regiões da Cocari.
Paraná
No Paraná, respeitando os diversos microclimas do Estado, o calendário de plantio foi definido da seguinte forma:
Região 1
Na Região 1, que inclui os municípios do Sul, Leste, Campos Gerais e Litoral paranaense, a semeadura poderá ser feita no período de 20 de setembro de 2025 a 20 de janeiro de 2026.
Região 2
Na Região 2, que compreende a maioria dos municípios, particularmente os localizados no Norte, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste, o plantio da soja está liberado a partir de 1º de setembro e termina em 31 de dezembro de 2025.
Região 3
Por fim, na Região 3, com os municípios do Sudoeste do Estado, o período de plantio foi definido para ocorrer entre 11 de setembro de 2025 e 10 de janeiro de 2026.
Cerrado
Em Goiás, o calendário de semeadura da soja será de 25 de setembro de 2025 a 2 de janeiro de 2026.
Já no Estado de Minas Gerais, o plantio da oleaginosa será de 1º de outubro de 2025 a 8 de janeiro de 2026. (Assessoria de Imprensa Cocari)