COCARI: Encontro reúne 500 cafeicultores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O município de Mandaguari comemora em 2007, 70 anos de fundação. Para celebrar a data, dos dias 9 a 14 de outubro, foi realizada a 3ª Festa da Padroeira e 2ª Festa do Café na Associação Rural de Mandaguari. A Cocari aproveitou as festividades para promover o Encontro de Cafeicultores, no dia 9 de outubro. Com a participação de aproximadamente 500 cafeicultores, várias atividades foram organizadas pela cooperativa, entre elas: Concurso de Pratos Doces à Base de Café, que premiou as três melhores receitas; Festival da Coada de Café, que também premiou as três melhores coadas; diversas palestras com especialistas na área de café; o resultado do Concurso Café Qualidade Paraná 2007 - Regional Maringá; e ainda o lançamento do novo produto da Cocari - Café Cocari Alto Vácuo 500 g.

Presenças - Diversas autoridades da cidade e do Estado do Paraná compareceram à festa. O presidente da Cocari, Dorival Malacario, abriu o evento com um relato da história de luta dos fundadores da cooperativa, que também eram cafeicultores. Malacario ainda ressaltou a importância da preservação ambiental, a qual os agricultores devem se atentar. "Cabe a cada um de nós cuidar um pouco mais do Brasil para que nossos filhos e netos tenham um lugar melhor para viver futuramente."O vice-presidente da Cocari, Vilmar Sebold, lembrou a todos o quanto a cooperativa vem crescendo no setor cafeeiro. "No ano de 2001, tínhamos apenas 4.650 sacas nos estoques; em 2007, já são 150.000 sacas", destacou Sebold.

Informações aos cafeicultores - Um dos organizadores do Concurso Café Qualidade Paraná, Paulo Sérgio Franzini, da Câmara Setorial de Café do Estado do Paraná, trouxe aos cooperados da Cocari diversas informações de como funciona o concurso e quais são os requisitos básicos para que uma bebida de café seja considerada de qualidade. Segundo Franzini, o Concurso Café Qualidade Paraná, que já está em sua quinta edição, valoriza e estimula diferentes regiões do Estado a produzirem café com cada vez mais qualidade. Capacitação de cafeicultores também foi tema de palestra no evento da Cocari. Nelson Menoli Sobrinho, engenheiro agrônomo da Emater/Grandes Rios, divulgou alguns cursos que são disponibilizados àqueles que desejam iniciar o plantio de café. Representando a trading Coimex, João Carlos Hopp trouxe um panorama sobre o mercado nacional e internacional da commoditie café.

Homenagem às famílias tradicionais - A cafeicultura está aliada à tradição familiar. Como se fosse um laço, pais e avós repassam a filhos e netos a arte de se produzir café. Com essa força da família, os cafezais perduram por anos e fortificam essas relações. Pensando nisso, a Cocari homenageou as famílias de cooperados que se dedicam durante décadas ao plantio de café. Dez famílias, representadas por um membro, foram homenageadas na 2ª Festa do Café.

Regional Maringá - Os dez primeiros colocados da região foram divulgados na festa. O primeiro lugar ficou com o cafeicultor Ângelo Gavioli Filho, que cultiva café em Mandaguari há pelo menos trinta anos. Juntamente com ele, Adenilton Rosseto, José Carlos Rosseto e Yassumassa Asami, ambos da Cocari, foram classificados para a fase estadual do concurso. Gavioli Filho havia conquistado o 4º lugar no concurso do ano passado e se mostrou muito emocionado com a conquista deste ano. "É uma emoção muito grande. Nós trabalhamos por isso; não fui somente eu, fomos eu e meus irmãos, Osvaldo e Desidério. Nós trabalhamos juntos e é uma grande honra o 1º lugar no Concurso Café Qualidade Paraná."

Café Cocari Alto Vácuo 500g - Este é o mais novo produto da Cocari. Em embalagem moderna, o Café Cocari Alto Vácuo 500g é um produto diferenciado, feito para as pessoas que realmente apreciam a bebida e que buscam qualidade acima de tudo. De acordo com o vice-presidente da Cocari, Vilmar Sebold, o novo produto da cooperativa será comercializado inicialmente apenas nos entrepostos da Cocari. "Iniciaremos as vendas nos entrepostos para depois disponibilizar nosso café ao comércio de uma forma geral. Mas, é importante dizer que o café da Cocari é um produto de qualidade diferenciada e não um produto de preço, digamos, popular. É para quem gosta de café de qualidade, de bebida refinada", completa Sebold.

Concurso Rainha do Café 2007 - O Encontro de Cafeicultores da Cocari se concluiu à noite com o Concurso Rainha do Café. Coordenado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer e contando com a participação de filhas de cafeicultores, o concurso atraiu a sociedade mandaguariense, que lotou o salão da Associação Rural de Mandaguari. E neste ano, a jovem Ana Paula da Silva Batista, de 18 anos, ficou com a faixa de rainha do café. A primeira princesa eleita foi Adriana Rosseto e a segunda princesa, Elizandra Patrícia Rosseto. Antes do desfile começar, a Cocari fez uma bonita homenagem aos jovens agricultores de Mandaguari, que já se dedicam à cafeicultura juntamente com pais e familiares. (Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados