EVENTO: Organização do Congresso Brasileiro de Mandioca está em ritmo acelerado

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Está em ritmo acelerado a organização do XII Congresso Brasileiro de Mandioca, promovido pela SBM (Sociedade Brasileira de Mandioca) e Prefeitura de Paranavaí, no Paraná, com o apoio da ABAM (Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca). A considerar o volume de trabalhos recebidos pela Comissão Científica do evento - 159 - vindos de todo o Brasil e do exterior, o interesse pelo evento é grande. O congresso acontece entre os dias 23 e 26 deste mês (outubro), no Teatro Municipal Dr.Altino Afonso Costa.

Temas - Entre os trabalhos selecionados destacam-se os temas: sócio-economia, práticas culturais, melhoramento genético, entomologia (estudo de insetos), fitotecnia (estudo e manejo das plantas), fitopatologia (doenças das plantas), tecnologia de alimentos, bioenergia, entre outros. O evento conta com apoio da ABAM (Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca).

Biocombustíveis - O Coordenador da Comissão Científica do Congresso, Mário Takahashi, explica que, dos 159 trabalhos cadastrados, 24 serão apresentados em sessões orais, e, o restante, na forma de pôsters. Ele destaca entre as atrações do evento a palestra inaugural - "O Mercado de Derivados de Mandioca e de Biocombustíveis na Ásia", a ser proferida por Sussumu Hakoyama, professor da The Faculty of Agronomy Kagoshima University, do Japão, dia 24, às 9h. A palestra terá tradução simultânea para o português. Hakoyama falará sobre a atual demanda por biocombustíveis pelo Japão, incluindo o álcool de mandioca.

Álcool de Mandioca - Este mesmo assunto será enfocado numa mesa-redonda, programada para as 14h e 30min do dia 24, intitulada "Álcool de Mandioca - Segurança no Abastecimento, Distribuição de Renda e Fonte de Divisa". Outro evento destacado por Takahashi é a mesa redonda "Formas de Financiamento das Pesquisas no Segmento Agrícola da Cadeia Produtiva da Mandioca. Experiências de outras Cadeias do Agronegócio", na qual se abordará questões voltadas à captação e utilização de recursos. Informações nesse sentido serão apresentadas pelo Pesquisador da Fundecitrus (Fundo de Desenvolvimento da Citricultura).

Recursos - Takahashi destaca que a Câmara Setorial da Mandioca do Paraná está iniciando discussões visando a captação de recursos de produtores e indústrias, com o objetivo de investir no desenvolvimento da pesquisa agrícola. A última reunião sobre o assunto aconteceu na última reunião da Câmara Setorial, acontecida em Curitiba no mês de agosto deste ano.

Cadeia produtiva - Numa outra mesa redonda, intitulada "A Cadeia Produtiva da Mandioca como Instrumento de Desenvolvimento Rural e Renda", que acontece também no dia 25 e às 15h e 45min. Serão demonstradas duas experiências de APLs de Mandioca. Participam Marcelo Abrantes, da Coopatan (Cooperativa de Tancredo Neves/Bahia); e, Maria Inês Nogueira Pacheco, do APL da Mandioca de Arapiraca/Alagoas.

Objetivos - O Congresso tem como objetivo promover maior desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca e proporcionar a troca de informações entre os integrantes da cadeia produtiva e o debate de estratégias organizacionais para o setor, visando maior agregação de valor à cultura. A organização do evento está sob responsabilidade da empresa CR Eventos, de Maringá, que está recebendo inscrições, através do site www.congressodamandioca.com.br.  Informações e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (44) 3031.2057. (Imprensa Congresso)

Conteúdos Relacionados