COCARI: Dia de Campo reúne cerca de 600 pessoas no CTC

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A 8ª edição do Dia de Campo da Cocari - Culturas de verão teve início nesta quarta-feira (02/02). O evento reuniu, neste primeiro dia, cerda de 600 pessoas, entre cooperados das regionais de Mandaguari, Marialva, Marilândia do Sul e Cruzmaltina. O engenheiro agrônomo da Ocepar, Sílvio Krinski, também prestigiou o evento. Na abertura do encontro, o presidente da Cocari, Vilmar Sebold já chamava a atenção para os destaques desta edição do Dia de Campo, variedade que estão gerando alta produtividade. "O ano promete boa produtividade para a soja, milho, café e para o trigo, ou seja, a tendência é boa para todas as culturas da nossa região". Sebold sugeriu também que os produtores conheçam os processos de cultivo da laranja, salientando que os cooperados que optaram por essa diversificação em suas propriedades estão muito satisfeitos.

Diversificação do mercado - Os produtores acompanharam as demonstrações de empresas parceiras da Cocari na produção e comercialização de sementes de soja. Ao todo, sete empresas, o que reforça a diversificação do mercado atual. 

Novidade - Outra novidade foi a abertura da vitrine de laranja - unidade demonstrativa de laranja, que vem sendo preparada há dois anos e, a partir de agora fará parte do dia de campo, com apresentação das tecnologias aplicadas ao sistema de produção da fruta, desde o plantio, condução das mudas, cuidados com as pragas, doenças e plantas, além de fertilização e todos os cuidados necessários com o pomar. O engenheiro agrônomo João Batista Gonçalves Dias, responsável pelo Centro Tecnológico da Cocari (CTC), destacou que o cultivo da laranja é uma atividade muito lucrativa.

Tecnologia - Numa trincheira, os cooperados puderam conhecer os conteúdos tecnológicos utilizados para o desenvolvimento das atividades no cultivo da laranja. Informações sobre o perfil do solo, que raspados, ajudam a identificar as diferenças entre um solo mecanizado ou não e o tipo de manejo recebido.

Segundo o Dias, essa identificação permite que seja repensado o modelo de manejo de solo e ajuda a entender que tipo de planta pode melhorar a fertilidade. "Tudo tem objetivo de alcançar alta produtividade e a base é o conhecimento do solo. Conhecendo o solo e as tecnologias é possível torná-lo mais fértil, de maneira que comporte culturas de alta produtividade, como é o caso da laranja", reforçou.

Pesquisas - O diretor executivo de Novos Negócios da Cocari, Marcos Trintinalha, falou, durante o evento, da preocupação eminente de que no futuro a área de terra para se plantar chegar ao seu limite. "A gente precisa aumentar em termos de produtividade por metro quadrado e essa é a linha de trabalho da Cocari, assim como de outras empresas presentes neste dia de Campo. Temos aqui hoje órgãos de pesquisa, universidade trabalhando com a gente no sentido de fazer com que o produtor aumente a capacidade produtiva de sua propriedade." Ele lembrou que, no passado, quando produzia em torno de 30 sacas por hectares, o produtor achava que era uma alta produção e que hoje se fala em 60 sacas e, em alguns casos, 70 sacas por hectares. E isso é resultado das tecnologias e da diversificação.

Parceiros - Dezesseis stands de empresa parceiras da Cocari apresentam as inovações tecnológicas para o aumento da produtividade, além de máquinas e implementos agrícolas disponíveis no mercado.

Palestra - As mulheres que acompanharam o Dia de Campo puderam participar de uma interessante palestra sobre tipos de câncer que atingem as mulheres, ministrada pelo médico da Cocari, José Augusto Grohmann.

Em pauta - O Departamento Técnico da Cocari demonstrou as técnicas de manejo adequadas, desenvolvidas para as culturas da estação. Também foram abordados temas como Cultivares de soja; Híbridos de milho; Forrageiras, adubação verde e oleaginosas; Controle químico de pragas e doenças. O segundo dia contará com a presença de cooperados das regionais de Aquidaban, Itambé, Kaloré e São Pedro do Ivaí. (Imprensa Cocari)

{gallery}noticias/2011/Fevereiro/3/201123143927/{/gallery}

Conteúdos Relacionados