COCARI: Cooperado é campeão da etapa regional do Concurso Café Qualidade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os participantes da 3ª Festa do Café, que ocorreu conjuntamente com a 4ª Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida de Mandaguari, conheceram os vencedores da etapa regional Maringá do Concurso Café Qualidade Paraná. O evento que, dentre outros convidados, contou com a presença do vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, e do presidente da Cocari, Vilmar Sebold, foi realizado na manhã de sexta-feira, dia 10 de outubro, na Associação Rural de Mandaguari. Como nas edições anteriores do concurso, um cooperado da Cocari venceu a etapa regional. Trata-se de Antonio Rosseto Neto, de Mandaguari, que ao receber o certificado e troféu de 1º lugar disse sentir-se honrado com a conquista. "É uma emoção muito grande porque, para produzir esse lote de café com qualidade, nos esforçamos e trabalhamos bastante. Mas, confesso, não esperava essa premiação", afirmou o cooperado.

Incentivo - Quem também alegou ter entrado no concurso sem muitas pretensões de ganhar foi o atual campeão estadual do Concurso Café Qualidade Paraná, Yassumassa Asami, também cooperado da Cocari. "Estou participando do concurso para incentivar os demais cooperados da região a produzirem café com mais qualidade." Mesmo assim, Asami conseguiu o 5º lugar e, com outra espécie de café, sua mulher, Tereza Asami, ficou em 6º lugar. Dos 10 vencedores da etapa regional Maringá, 9 são cooperados da Cocari. (confira abaixo a lista completa dos 10 vencedores)

Palestras aos cafeicultores - Antes de divulgar os vencedores do concurso, a Cocari, em parceria com a Emater e com a Prefeitura Municipal de Mandaguari, ofereceu três palestras aos aproximadamente 450 cafeicultores e familiares que compareceram ao evento. O engenheiro agrônomo da Emater de Grandes Rios, Nelson Menoli Sobrinho, comentou sobre as possíveis alternativas de mecanização para a cultura do café. Logo depois, Murilo Souto Melo, da Coimex Trading, deixou os cafeicultores a par do que está acontecendo no mercado cafeeiro. Por fim, Paulo Sérgio Franzini, da Câmara Setorial de Café, explicou o funcionamento e os modos de avaliação do Concurso Café Qualidade Paraná.

Homenagens e concursos - Na 3ª Festa do Café, os cafeicultores japoneses e descendentes receberam homenagem pelos 100 anos de imigração japonesa no Brasil. Além disso, houve o já tradicional Concurso Rainha do Café, e a cooperativa ainda premiou os três melhores pratos doces à base de café e os três melhores "cafezinhos" participantes do Festival de Coadas. (Imprensa Cocari).

Conteúdos Relacionados