AGRÁRIA I: WinterShow comemora pioneirismo em técnica de manejo de solo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A comemoração dos 30 anos de um dos mais antigos experimentos de manejo de solo do Brasil, mostrando a evolução de uma pesquisa que teve início para buscar soluções para a erosão e ao longo do tempo abrangeu também outros objetivos, como o estudo de calagem e de doenças em diversas culturas, será uma das atrações da edição deste ano do WinterShow.

Informativo - Responsáveis pelo experimento, localizado numa das áreas da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), no distrito de Entre Rios (Guarapuava/PR), a Cooperativa Agrária e a FAPA, que promovem o WinterShow, lançarão no evento um boletim comemorativo: "30 anos do experimento de manejo de solo, Guarapuava, PR", dos pesquisadores Sandra Mara Vieira Fontoura (FAPA) e Cimélio Bayer (UFRGS), traz um resumo dos principais resultados apontados pelo experimento ao longo de 3 décadas - gerando dados que comprovaram vantagens do plantio direto (semeadura sem preparo do solo, sobre a palha da cultura anterior), difundindo uma técnica que passou a ser adotada na região para minimizar a erosão e aumentar a produtividade, o experimento passou a ser conhecido entre estudantes universitários em vários Estados, tornando-se tema de trabalhos acadêmicos. No Centro Cultural Mathias Leh, onde de manhã acontecem as palestras técnicas e a visitação a estandes de empresas no WinterShow, a Agrária lançará o boletim; nos campos da FAPA, à tarde, uma estação montada no experimento apresentará resultados do trabalho.

Homenagem - Outro objetivo da publicação da FAPA será prestar homenagem ao agrônomo alemão que implantou o experimento: formado pela Universidade de Giessen, Franz Jaster imigrou para o Brasil em 1956 e, a partir de 1967, em Entre Rios, participou de programas de cooperação agrícola entre Alemanha e Brasil. Entre outras atividades, Jaster implantou e conduziu aquela pesquisa de manejo até 1992. Tendo assumido o trabalho desde 1997, a pesquisadora Sandra Mara Vieira Fontoura conta que o estudo começou para se buscar solução para a erosão do solo - um problema comum na época.

FAPA - Depois que a pesquisa indicou o plantio direto como uma das soluções, a FAPA manteve o experimento e sua forma de condução, voltando-se então ao estudo da calagem. Nos últimos 3 anos, na área, a fundação vem analisando a relação entre plantio direto e doenças em soja. "O trabalho vai continuar, porque sempre há coisas novas para se aprender", comenta a pesquisadora. O experimento possui 2 hectares e 45 parcelas de 12m por 30m. No local, são plantadas culturas de verão e inverno, cultivadas e colhidas com maquinário de lavoura comercial. São utilizados 15 tratamentos, cada um com 3 repetições. Os pesquisadores analisam como as culturas se comportam de acordo com as combinações possíveis entre fatores como plantio direto, plantio convencional e preparo reduzido. (Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados