COCAMAR: Vencedores do Concurso de produtividade de Laranja

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os vencedores do 6° Concurso de Produtividade de Laranja (safra 2007/2008) promovido pela Cocamar foram conhecidos e premiados na noite do último dia 14 durante evento em Paranavaí. Realizado em três categorias, o Concurso contou com o apoio das empresas Bayer CropsCience, Basf, DuPont e Syngenta. Na primeira, com pomares de até 15 hectares, os ganhadores foram Izaías Schelive (1° lugar), de Presidente Castelo Branco; Pedro Fernandes (2°), de Floraí; e Francisco Geovani de Araújo (3°), de Paranavaí. Na segunda, com áreas de 15,1 a 40 hectares, venceram Maurício Gardin (1° lugar), de Paranacity; João Antonio Piga (2°), de Paraíso do Norte; e Mauro Shigueo Noda (3°), de Maringá. Na terceira, com cultivo acima de 40,1 hectares, os ganhadores foram Reginato Péricles Baggio e Rogério Magno Baggio (1° lugar), de Floraí; Takeo Ninomiya (2°) de Nova Esperança, e Fumio Furukita (3°), de Floraí.

Produtividade - Dos 9 premiados, a maior média de produtividade foi obtida por Izaías Schelive, com 1.417 caixas por hectare, ou 57,8 toneladas. O técnico agrícola Júnior Cezar Costa, de Nova Esperança, que presta assistência a Schelive, também recebeu premiação.

Pomares sadios - Durante a solenidade de abertura, o vice-presidente da Cocamar, José Fernandes Jardim Júnior, ressaltou a importância de os produtores cumprirem rigorosamente a orientação dos técnicos, preservando assim a saúde de seus pomares. Ele lembrou o avanço do greening em pomares paulistas e também na Flórida, nos Estados Unidos. Pronunciando-se em seguida, o coordenador de citricultura da cooperativa, engenheiro agrônomo Leandro César Teixeira, disse que a Cocamar foi a primeira no Estado a fazer uma inspeção minuciosa e periódica nos pomares, para detecção da doença.  Cerca de 300 pessoas, entre produtores, familiares, técnicos e convidados participaram do evento, na Associação dos Funcionários da Fábrica de Suco. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados