Cocamar lança Boro Solo, o primeiro fertilizante Viridian da linha de sólidos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Boro Solo, o primeiro fertilizante da linha de sólidos dos produtos Viridian, da Cocamar, formada até então por foliares líquidos, além de adjuvantes, foi lançado, na manhã de terça-feira (20/08), na Unidade de Difusão de Tecnologias da cooperativa em Floresta, região de Maringá, durante evento técnico reunindo profissionais de assistência técnica aos cooperados que prestam atendimento em unidades distribuídas em várias regiões do Paraná e estados vizinhos.  

“Esse novo fertilizante faz parte do esforço da Cocamar para possibilitar mais resultados na lavoura e rentabilidade aos cooperados”, afirmou o gerente executivo técnico Renato Watanabe, enquanto o gerente executivo comercial de Insumos, Geraldo Ganaza, destacou o fato de ser o primeiro da linha de sólidos de um leque de produtos já consagrado pela qualidade, “que superam as expectativas do mercado”.  

Diagnóstico

Ao palestrar, o Prof. Dr. Tadeu Inoue, especialista em nutrição de plantas do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ressaltou a importância do boro, em especial quanto a formação de raízes e o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da lavoura. Mas, orientou: “É necessário que o produtor tenha um diagnóstico das condições do solo, converse com o seu agrônomo e receba uma boa recomendação quanto ao formulado e a quantidade ideal em cada talhão”.  

“O produtor pode ter em mãos o melhor material, em termos de sementes, mas ele precisa assegurar condições para explorar todo o potencial produtivo”, frisou, ao falar sobre a necessidade de reposição adequada de nutrientes no solo.

Há, conforme explicou, nutrientes “chave” para alguns momentos da cultura que ajudam a ativar a fotossíntese, entre os quais o boro, indispensável para o florescimento, pegamento das flores, formação de vagens e início da granação.

Ainda segundo o especialista da UEM, nada que menos que 89% dos solos brasileiros apresentam baixo nível de boro, “só 8% têm teores adequados do nutriente”, fator que acaba prejudicando a produtividade e a rentabilidade do produtor.  

Completando a apresentação do Boro Solo, o gerente comercial de Insumos, André Bartchechen, discorreu sobre o esforço da Cocamar em oferecer o produto aos cooperados ainda durante o manejo da dessecação como preparativo para a semeadura da safra 2024/25, a ter início nas próximas semanas. E informou que no dia 26 deste mês será realizado um treinamento específico com toda a equipe técnica da cooperativa.  

Com embalagem de 15 quilos, o novo fertilizante sólido apresenta solubilidade em água a uma temperatura de 20ºC, na base de 90 gramas em média por litro.

Semente premium

Na segunda parte do evento, o gerente comercial de Insumos – responsável por sementes – Paulo André Câmara, fez a apresentação de uma novidade: o lançamento da linha premium das Sementes Cocamar.  

“São sementes com altíssima qualidade fisiológica e garantia de vigor e germinação acima de 90%, concebidas para atender a demanda dos produtores que desejam uma semente diferenciada do mercado”, ressaltou. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados