COCAMAR II: III Encontro de Cooperados de Citros será realizado em Paranavaí

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Com foco na produtividade e na sanidade dos pomares de laranja de sua região, a Cocamar promove nesta quinta-feira (24/09), na cidade de Paranavaí, o III Encontro de Cooperados de Citros. Exclusivo para associados convidados e técnicos, o evento será dividido em dois períodos: na parte da manhã, às 8h, programação de palestras na Associação dos Funcionários da Indústria de Sucos Concentrados, situada na BR-376, saída para Maringá; e a tarde, a partir das 14h, dinâmicas na Fazenda Ypiranga, conduzida pela cooperativa e localizada nos fundos da indústria. O encerramento está previsto para as 18 horas e o Encontro, que deve reunir cerca de 300 participantes, conta com o apoio de várias empresas parceiras.

Temas - O coordenador de culturas perenes da Cocamar, engenheiro agrônomo Leandro Cezar Teixeira, informa que serão tratados assuntos de grande importância para o momento por especialistas de renome.  José Quaggio, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), fala às 9h sobre "manejo nutricional para porta-enxertos", seguido, às 9:50h, por Antonio de Goes (UNESP), que vai abordar "manejo da pinta preta"; a palestra seguinte, às 11:10h, com Eduardo Fermino, do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), terá como tema "a situação do greening no Brasil e no mundo".

Produtividade - O greening, uma das mais vorazes doenças da citricultura, e que avança no Paraná e outros Estados produtores, vai merecer atenção especial durante o evento. "A Cocamar vem trabalhando muito fortemente este assunto junto aos seus produtores", lembra o coordenador Teixeira. Ele comenta ainda que na safra colhida em 2008, a produtividade dos pomares foi maior em relação a 2007 e a previsão é que e o crescimento continue ocorrendo em 2009. "Este é um dos objetivos do Encontro", ressalta.

Safra e expansão - A Cocamar prevê receber em 2009 um total de 4,2 milhões de caixas de 40,8 quilos, contra 3,6 milhões de caixas do período anterior. Por outro lado, o programa de fomento à expansão da citricultura na região da Cocamar deve resultar, até o final do ano, no cultivo de novas áreas com pomares. Em dezembro de 2008, segundo informa Leandro Teixeira, havia um total de 8.241 hectares. De lá para cá, 117 hectares foram plantados e a previsão até o final do ano é de que os produtores plantem mais 100. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados