COCAMAR II: Cooperativa se sobressai entre as empresas mais inovadoras do país

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a cultura de investir em inovação, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial faz parte do seleto grupo de empresas brasileiras que se destacam nessa área.

Reconhecimentos - Somente em 2022, depois de obter a primeira colocação no segmento cooperativas do Prêmio Empresa Inovadora, que fez parte do Viasoft Connect – o maior evento de inovação em gestão empresarial do país, promovido no mês de junho em Curitiba – a Cocamar acaba de conquistar outro importante reconhecimento.

Entre as 12 - No início de agosto, a IT Mídia divulgou o ranking das 100 Empresas Mais Inovadoras do Brasil no Uso de TI e a cooperativa não apenas manteve a tradição de figurar no levantamento que reúne as principais corporações dos mais diversos setores, como se posicionou entre as 12 primeiras.

Valorização - Para a gerente executiva de TI e Gestão da Cocamar, Paula Rebelo, “só o fato de permanecer na concorrida lista das 100 empresas mais inovadoras em nível nacional, já seria motivo de júbilo, mas estar entre as 12 primeiras colocadas é algo que valoriza ainda mais os esforços da cooperativa de continuar inovando”.

Planejamento - A conquista atende também, segundo ela, ao planejamento estratégico da cooperativa, que investe nesta área, prevendo a inovação como forma de manter a competitividade da organização e um crescimento sustentável.

Práticas alinhadas - “Participamos desse prêmio desde 2011 não só para buscar um reconhecimento, mas principalmente para saber se nossas práticas estão alinhadas com o mercado. Sempre constamos na relação das 100, demonstrando o quanto faz parte do nosso DNA a busca por inovação para trazer cada vez mais resultado à cooperativa e ao cooperado”, comenta Paula.

Benefícios - Em relação a esse ranking, a avaliação das empresas participantes tem como base um questionário de tecnologias já utilizadas pela corporação, acompanhado da inscrição de um projeto inovador de TI. “Nesses 11 anos em que participamos, na maioria das vezes foram apresentados projetos que trouxeram benefícios ao cooperado”, acrescenta Paula.

Previsão climática - É o que aconteceu em 2022. A Cocamar inscreveu um projeto em que desenvolveu uma plataforma para aumentar a assertividade na previsão de chuvas. A ferramenta auxilia na tomada de decisão a campo e já é utilizada por mais de 400 produtores de 17 municípios do Paraná.

Clima x safra - Conforme explica a gerente executiva, são disponibilizadas informações para que o produtor possa ter um melhor entendimento da relação clima x safra, alcançar maior eficiência em processos como a irrigação e pulverização, além de poder planejar, com maior previsibilidade, operações como plantio e colheita. As informações climáticas estão entre as mais demandadas pelos agricultores.

Pelo aplicativo - Foram implantadas estações meteorológicas nas regiões, sendo os dados acessados, pelos cooperados, por meio do aplicativo Cocamar. Na plataforma estão disponíveis a visualização de dados climáticos, previsão meteorológica e radar de precipitação, com alertas, balanço hídrico, análises, visualização das variáveis atmosféricas no mapa, entre outros.

Economia - “Utilizamos uma combinação de técnicas avançadas de modelagem que, somada aos dados locais das estações, proporciona aos usuários uma taxa de acerto de chuvas, em média, acima de 80% nos três dias seguintes”, pontua Paula. Entre os benefícios, ela destaca que os cooperados economizam com produtos ao remanejar operações de pulverização, por exemplo, quando seguem as tendências climáticas.

CocamarLabs - Para fomentar projetos voltados à inovação, a cooperativa mantém desde 2017 o CocamarLabs, um ambiente em que busca soluções no mercado e observa tendências que possam ser aproveitadas para aumentar a eficiência e a rentabilidade da organização e dos seus cooperados.

Aberta - O CocamarLabs também trabalha com inovação aberta, promovendo eventos em parceria com universidades e outras instituições de ensino, como maratonas de programação competitivas.

Capacitação - Por fim, a cooperativa investe na constante capacitação dos colaboradores para que busquem inovação nos seus processos e estimulem os demais. Com a Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), foram capacitadas duas turmas de agentes de inovação do cooperativismo pelo ISAE (Instituto Superior de Administração e Economia) e uma com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Maringá. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados