COCAMAR I: Divulgados os vencedores do Concurso de Produtividade de Citrus

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi divulgada nesta quinta-feira (20/05), durante o IV Encontro de Cooperados de Citrus, realizado pela Cocamar, em Paranavaí, a lista dos vencedores do VIII Concurso de Produtividade de Citrus Safra 2009/10. A melhor média foi obtida pelo produtor Maurício Gardim, de Paranacity, com 1.588 caixas de 40,8 quilos por hectare. Ele concorreu na categoria 15,1 a 40 hectares. Abaixo, os ganhadores nas respectivas categorias:

ATÉ 15 HECTARES

1º - Orlando Biasotto - Paraíso do Norte (1.208)

2º - Nivaldo Vitor Devechi - Tapira (947)

3º - Agenor Bueno - Paranavaí (904)

DE 15,1 A 40 HECTARES

1º - Maurício Gardim - Paranacity (1.588)

2º - Izaias Schelive - Nova Esperança (1.165)

3º - José Ciorlim - Nova Esperança (1.145)

ACIMA DE 40,1 HECTARES

1º - Reginato Péricles Baggio e Rogério Magno Baggio - Floraí (1.010)

2º - Benito Pegararo - Floraí (1.127)

3º - Takeo Ninomiya - Nova Esperança (1.086)

Prêmios - Os três primeiros colocados receberam, cada qual, um ar condicionado Split, enquanto os três que ficaram em segundo tiveram direito a um gerador de energia a gasolina; os três terceiros, a um relógio.

  No mesmo evento, foi premiado o técnico Sérgio Villela Lemos, de Paranavaí, que prestou serviços ao produtor que conseguiu a maior produtividade. Ele ganhou uma noite na suíte presidencial de um hotel em Maringá, com direito a um jantar.

Critérios - O coordenador de culturas perenes da Cocamar, engenheiro agrônomo Leandro Cezar Teixeira, explicou que a classificação do concurso foi baseada na pontuação total recebida pelo produtor, levando em conta, ainda, o tempo de contrato, a sua participação em eventos, a compra de insumos na cooperativa e, é claro, a produtividade do pomar.

Incentivo - Para o citricultor Rogério Magno Baggio, que cultiva 380 hectares de laranja em sociedade com o irmão Reginato, o concurso é uma forma de incentivar o produtor a se tecnificar e obter melhores resultados. "Tudo o que aprendo em eventos como dias de campo e encontros técnicos, tento colocar em prática", comenta.   O produtor José Ciorlim, de Nova Esperança, que conquistou a 3º colocação na categoria de 15,1 a 40 hectares, diz que "A Cocamar tem trazido conhecimento e novas tecnologias para o setor. Planto laranja há 14 anos e a evolução precisa ser constante". (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados