COCAMAR: Cooperativa promove sua \"Vitrine Tecnológica\" nesta quinta-feira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a agricultura em alta, incorporar novas tecnologias é indispensável para melhorar os resultados. Buscando oferecer subsídios que ajudem a desenvolver a agricultura regional, a Cocamar promove nesta quinta e sexta-feira (dias 7 e 8) a 12º edição do Dia de Campo de Verão, com a apresentação de uma série de experimentos e novidades. O evento acontece na Unidade de Difusão de Tecnologia (UDT) da cooperativa, situada às margens da PR-317, saída de Maringá para Campo Mourão.

Novidades - Cerca de 80 híbridos de milho, 40 cultivares de soja, 9 variedades de café, 7 de frutas cítricas e 2 de algodão (sendo uma delas geneticamente modificada com resistência ao ataque de lagartas) estarão entre as atrações. No entanto, um dos principais destaques será o consórcio de capim braquiária e milho safrinha que começou a ser divulgado no final de 2006 e hoje oferece resultados práticos.

Solução - Para a Cocamar, essa tecnologia é considerada uma solução para impulsionar a agricultura regional, cuja produtividade na área de grãos é uma das mais baixas do Paraná. O consórcio tem sido sucesso em outras regiões do País e sua aplicação é relativamente simples. O capim é plantado junto com o milho de inverno e, após a colheita deste, resulta em grande volume de massa verde, que pode até servir de alimento para o gado. Sua grande vantagem está em cobrir e proteger o solo com camada de palha, sendo dessecado antes do plantio de verão, quando a soja é cultivada intensamente.

Melhor desenvolvimento - Segundo o engenheiro agrônomo Antonio Sacoman, coordenador de grãos da Cocamar, com essa proteção a lavoura de soja se desenvolve melhor, pois o solo se mantém por mais tempo úmido após uma chuva. Já as lavouras plantadas em solo descoberto sentem mais os efeitos de uma estiagem.

Evento - O Dia de Campo de Verão da Cocamar é considerado uma das principais vitrines tecnológicas da região Noroeste do Paraná, funcionando como uma escola a céu aberto para o produtor, que recebe orientações de técnicos preparados para tirar suas dúvidas. "Em eventos como este o agricultor pode fazer comparações, trocar idéias com colegas, ouvir recomendações de especialistas e escolher os produtos e variedades que melhor se adaptam à sua propriedade", explicou Márcio Mendes, coordenador do evento. 

Pesquisa - Várias instituições de pesquisa e cerca de 45 empresas produtoras de sementes de soja, milho, algodão e sorgo, defensivos, fertilizantes, máquinas e implementos agrícolas estabeleceram parceira com a Cocamar, trazendo para o encontro o que existe de mais moderno em conhecimentos e produtos.

Serviço -  O Dia de Campo é exclusivo para os cooperados e equipe técnica da Cocamar. Ele será realizado, nos dois dias, das 8 às 17h. (Flamma Comunicação)

Conteúdos Relacionados