Cocamar: cooperados visitam a região de Água Boa (MT)

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A realidade da promissora região de Água Boa, a 627km de Cuiabá, ao norte do Mato Grosso, onde a Cocamar inaugurou uma unidade de recebimento de grãos no início deste ano, foi conhecida recentemente por um grupo de cooperados da Cocamar em visita àquele município.

Dezessete produtores dos estados do Paraná e São Paulo participaram da viagem, que foi promovida entre os dias 23 e 27 de junho. Como havia o interesse, por parte deles, em saber mais sobre a agricultura local, pediram para a cooperativa organizar a viagem.

Roteiro 

Em Água Boa predominam as culturas de soja no verão e milho no inverno, com destaque também para o gergelim nesse último período. O roteiro do grupo incluiu visitas a propriedades, áreas com trabalhos técnicos desenvolvidos pela Cocamar e a estrutura da unidade, a maior de toda a rede da cooperativa, que atua com recebimento de grãos nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Na programação, foram recepcionados na fazenda do Grupo Itaquerê, com 17 mil hectares, e tiveram a oportunidade de manter contato com um produtor de Canarana, município próximo, que fez uma apresentação sobre as características da região, médias normais de índices pluviométricos, produtividade e rentabilidade das lavouras, e alguns dos principais desafios.

Pequenos 

A região se diferencia do padrão fundiário do Mato Grosso por haver ali muitas propriedades de pequeno porte, parte das quais de produtores oriundos do Paraná. Por estarem familiarizados à prática cooperativista, eles haviam pleiteado junto a autoridades locais e do estado, há alguns anos, que fosse feita uma gestão junto a Cocamar, visando a instalação de uma estrutura operacional.  Como resultado, já no primeiro ano, a cooperativa recebeu em Água Boa cerca de 130 mil toneladas de soja, o maior volume já depositado pelos produtores em uma unidade.

Impressionados 

Ao avaliarem a viagem, cooperados se mostraram impressionados com o potencial da região, bem como as oportunidades que oferece para a aquisição e o arrendamento de terras, e respaldaram a iniciativa da Cocamar de investir no município, em apoio aos produtores. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados