COASUL: Grupos Cooperativos participam do 5º ITC

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Quarenta e quatro participantes dos Grupos Cooperativos Coasul participaram do 5º ITC - Intercâmbio Cultural entre Cooperativas -, que aconteceu no dia 2 de julho, no Cietep, em Curitiba. Promovido pelo Sescoop/PR, neste ano 39 atrações de 23 cooperativas paranaenses empolgaram os cerca de 800 espectadores. No palco, música, teatro, balé, danças folclóricas e poesia, uma diversidade de atrações que fez a alegria do público. Dentre estas, duas foram apresentadas por integrantes da Coasul.

Festival Cultural - As duas apresentações foram escolhidas por meio do Festival Cultural realizado pela cooperativa em maio deste ano. A primeira delas é o teatro "A Brega e a Chique" - interpretado pelas irmãs, participantes do grupo Feminino de Chopinzinho, Miriam Lusani Fuchs Weissheimer e Marcia Noemi Fuchs Hollas. E a outra, o teatro do Grupo Feminino da região de Saudade do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Porto Barreiro, "O Planeta Terra diz Socorrooooooo.....". Conforme destaca o coordenador da viagem ao ITC, Marcos Bertoncello, esta é uma oportunidade única para quem se apresentou e para quem assistiu. "Todos ficaram muito empolgados. Eles conhecem aspectos diferentes do seu dia-a-dia e retornam com mais ânimo para casa e também para aplicar nos grupos da Coasul", destaca.

 

Intuito do evento - "Não estamos aqui para competir. A competição exclui, enquanto o cooperativismo agrega as pessoas. Hoje se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. É um momento para festejar e incentivar a integração", afirmou o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, durante a abertura do evento. O dirigente lembrou a força do cooperativismo, o maior movimento social e econômico do mundo. "A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece essa importância e definiu 2012 como o Ano Internacional do Cooperativismo", ressaltou. "O ITC celebra a lógica da cooperação, de agregar, integrar e crescer. O cooperativismo é a nossa causa e o nosso movimento", disse.

 

O próximo - A coordenadora do Grupo Feminino da Região de Porto Barreiro, Saudade do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu, Dirlene Sgarbi, diz estar ansiosa pelo próximo ITC. "Fui em 2010, este ano e não vejo a hora de chegar 2012. É uma experiência maravilhosa e que guardamos para nossa vida. Ficamos muito gratas pela Coasul e o Sescoop-PR proporcionarem este encontro para nós", finaliza. (Imprensa Coasul, com informações da Ocepar)

Conteúdos Relacionados