COAMO I: Cooperados em busca de tecnologias participam de Encontro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A cada ano a cena se repete. Milhares de produtores associados da Coamo se reúnem no Encontro de Cooperados da Coamo, na Fazenda Experimental da cooperativa, em Campo Mourão, noroeste do Estado. Este ano, na sua 24ª edição, o evento foi realizado de 8 a 15 de fevereiro para os cooperados com a presença de quatro mil cooperados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O analista técnico e econômico da Ocepar, Robson Mafioletti, também está participando do encontro, cujo objetivo é um só: oportunizar a reciclagem de informações, visando o planejamento de cultivo no campo. 

Resultados – “Este encontro é um evento voltado para as necessidades dos cooperados e tem o apoio das principais entidades da pesquisa públicas e privadas do país”, destaca o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. Ele explica que os resultados de pesquisa gerados dentro da unidade demonstrativa da Coamo contribuíram para mudança de conceitos na condução das atividades do campo. 

Rotação de culturas - “Um bom exemplo são os ensaios de rotação de culturas, iniciados há mais de 25 anos aqui dentro da fazenda experimental, numa parceria com a Embrapa Soja. A pesquisa é a mais antiga do Brasil nesse tema e estabeleceu a importância da rotação como prática conservacionista. Os resultados dela contribuíram, inclusive, para a fixação do sistema de plantio direto, por meio de uma exploração do solo de forma economicamente racional e ambientalmente sustentável”, valoriza. 

Em primeira mão – O agrônomo Joaquim Mariano Costa, responsável pela Fazenda Experimental Coamo e coordenador do encontro, destaca que os resultados gerados dentro da fazenda da cooperativa têm sido decisivos para o aumento da produtividade e renda entre os associados. “São informações que chegam até os associados em primeira mão, garantindo que os nossos produtores estejam sempre um passo à frente dos demais. E isso faz grande diferença”, comemora Costa, lembrando que a Fazenda Coamo completa 37 anos de instalação. 

Caminho eficaz – o evento transforma a fazenda experimental em um grande laboratório a céu aberto e segundo Costa, une a teoria à prática. “Essa interação faz com que o caminho da informação seja mais eficaz, e  chega mais rápido ao campo”, destaca. "Assim, fica mais fácil e ágil divulgar os resultados dos experimentos desenvolvidos anualmente aqui dentro da fazenda. Por isso, o campo vira sala de aula e os cooperados são alunos privilegiados na busca pela eficiência, melhor qualidade e maior produtividade”, conclui.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Coamo)

 

Conteúdos Relacionados