COAMO: Cooperativa recebe visita técnica de acadêmicos da USP

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
 

A Coamo sempre aberta a visita de instituições de pesquisa pública recebeu nesta quarta-feira (25) um grupo de acadêmicos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo, Esalq/USP que participam da 2ª Expedição Plantio Direto. Durante a visita os participantes, que estavam sob a supervisão do professor doutor pela USP, Godofredo César Vitti, puderam conhecer as indústrias Coamo e as pesquisas realizadas na Fazenda Experimental Coamo na área de plantio direto.

 

Experiências - De acordo com o chefe da Fazenda Experimental, o engenheiro agrônomo Joaquim Mariano Costa, nesses encontros a cooperativa não só transmite o conhecimento adquirido nas pesquisas, como também agrega experiências de forma que a visita de pesquisadores de renome nacional e até mesmo internacional somente vêm a somar.  "Existe um intercâmbio de informação e experiências e isto é muito importante para o nosso trabalho. Dessa forma tomamos conhecimento da demanda em pesquisa", destaca. Para o professor Doutor pela USP, Godofredo César Vitti, na faculdade o acadêmico tem acesso ao ensino e a pesquisa. Quanto a parte prática fica por conta dessas visitas de extensão. "A integração do ensino, pesquisa e extensão é o segredo para o sucesso em uma atividade agropecuária. Nós viemos buscar aqui a parte prática do sistema e trocar informações", explica.

 

Visita - Durante a visita dos acadêmicos o foco foi o sistema de plantio direto. Mariano esclarece que existe uma grande preocupação da cooperativa em expandir para todo o pais e órgãos de pesquisa o cuidado que se tem com o aspecto ambiental. "Apresentamos a eles nosso sistema de plantio direto, a excelência nos processos produtivos de nossos cooperados com todo o cuidado com o solo, as alternativas para cobertura do solo, por exemplo", explica. Durante o dia de visita os estudantes ainda puderam conhecer a propriedade do cooperado Joaquim Montans, um dos cinco pioneiros do plantio direto no início da década de 70, na região de Campo Mourão, uma das primeiras a implantar o sistema. Godofredo Vitti ainda salienta que a visita foi um espetáculo. Os acadêmicos estão visitando todo estado do Paraná. "Temos o Paraná como um exemplo de desenvolvimento, sendo o primeiro estado a implantar o plantio direto". Ele ressalta que a Coamo é um exemplo de cooperativa que preza pela técnica associada a ética e por este motivo tem essa credibilidade. (Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados