COAMO: Café produzido pela cooperativa é recertificado pela ABIC

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

coamo 08 11 2012 LargeO café Coamo acaba de conquistar a recertificação do selo de qualidade outorgado pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC). O programa objetiva agregar valor e ampliar o consumo a partir da melhoria contínua dos cafés, sendo o único, que se tem conhecimento no mundo, para avaliar a qualidade do café torrado e moído. De 500 torrefadoras no Brasil, somente 14% têm essa certificação da entidade, e entre elas a indústria de café da Coamo Agroindustrial Cooperativa.

Vantagem - De acordo com a ABIC, a vantagem da certificação para as indústrias visa focar melhor o negócio, lançar ou reposicionar as marcas de acordo com o perfil de seus consumidores. Para o varejo, é um diferencial importante ofertar cafés certificados e uma garantia no quesito Segurança Alimentar, e para os consumidores, as categorias têm um papel também educativo  fazendo com que eles saibam que existem diferenças entre os cafés e, inclusive, produtos para todos os bolsos.

Certificação - O gerente Industrial de Alimentos da Coamo, Leornardo Marcello Lucas informa que anualmente a ABIC faz auditoria para a permanência da certificação do selo de qualidade. A avaliação é realizada por uma empresa independente e qualificada pela ABIC. Ela analisa as boas práticas de fabricação, matérias-primas utilizadas, processos de embalagem e expedição, limpeza , higiene, controle de pragas, blendagem, torrefação, moagem e qualidade do grão.

Investimento - O constante investimento no desenvolvimento tecnológico e a busca por melhorias na produção e qualidade do café são fatores que vem determinando a conquista da recertifição dos cafés Coamo pela ABIC. "Ficamos satisfeitos quando recebemos a visita da equipe de auditores, haja vista os elogios que são manifestados com relação aos nossos equipamentos e processos. Estamos trabalhando firmemente para que a qualidade dos nossos produtos sejam cada vez melhor, para atender os mais diversos consumidores", afirma Leonardo Lucas.

Café Coamo - Produzido com alta tecnologia, obedecendo aos critérios de BPF - Boas Práticas de Fabricação e APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. É originado da combinação de grãos selecionados, com torra média escura, resultando num café equilibrado, de sabor marcante e aroma intenso. Esse produto preserva o verdadeiro sabor do café, agradando a todos os paladares. É embalado nas versões almofada e a vácuo, em pacotes de 500g e 250g, que garantem a qualidade e aroma por mais tempo. Já o café Coamo Premium está disponível nas versões torrado e moído (embalagens de 500g) e apenas torrado em grãos (pacotes de 1kg e 250g), para que o consumidor possa moer em casa ou em estabelecimentos comerciais.

 Café faz bem a saúde e reduz a mortalidade - Cardiologistas confirmam, o café realmente faz bem à saúde e até reduz a mortalidade. Além de não causar malefício algum, mesmo para pessoas com alguma doença coronariana, o consumo moderado de café pode até reduzir a mortalidade. Recentemente, um estudo publicado pela revista New England Journal of Medicine, mostra que há uma diminuição de 10% na mortalidade masculina e de 15% na feminina nos habituais apreciadores da bebida.

Informação - A informação foi dada pelo cardiologista Miguel Moretti, coordenador de pesquisa médica do Instituto do Coração (Incor), durante palestra no XXVI fórum ABAG Desenvolvimento da Cafeicultura Nacional com o tema café e saúde, promovido recentemente em Guaxupé (MG), pela ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio em parceria com a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé.

Referendado - Os dados foram referendados por outro palestrante do mesmo evento, o cardiologista Drauzio Varella. O estudo é um dos mais abrangentes já realizados no mundo, envolveu cerca de 200 mil pessoas, durou 14 anos e foi financiado pelo Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos.

Recomendação - Mas, é importante saber que na avaliação dos médicos, é considerado o consumo moderado de café, uma quantia que varia de 3 a 7 xícaras por dia. (Coamo, com informações da ABIC) )

Conteúdos Relacionados