COAGEL: Lançamentos para as culturas de verão

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coagel Cooperativa Agroindustrial promove nesta terça, dia 21, em sua fazenda experimental, em Goioerê, um dia de campo sobre culturas de verão. Com a participação de várias empresas parceiras, o evento apresentará os mais recentes lançamentos para as culturas de verão que se adaptam na região da cooperativa e os resultados práticos da aplicação de diversas tecnologias. A expectativa é que um grande número de associados e produtores em geral dos vários entrepostos da Coagel estejam presentes prestigiando o evento e conhecendo as novas tecnologias em sementes e variedades de novas cultivares. Entre os expositores estarão representantes de defensivos, fertilizantes, micronutrientes e demais insumos. Pesquisadores da Embrapa, Coodetec e Iapar, estarão orientando os produtores e esclarecendo dúvidas sobre as tecnologias existentes.

Novas variedades - Entre as novidades oferecidas, o que costuma atrair mais a atenção dos produtores é a mostra de desempenho das novas variedades de trigo e cultivares de soja, milho e algodão. No local os agricultores poderão acompanhar na prática e de forma comparativa os resultados obtidos com cada tecnologia ou produto, além de receberem orientação e tirarem suas dúvidas com os profissionais e pesquisadores presentes.

Investimentos - Após investir na construção de duas moegas em Bredápolis, na safra passada, além de melhorias em vários de seus entrepostos, a Coagel iniciou o ano de 2006 investindo no entreposto da sede em Goioerê, onde foi ampliada e reformada a unidade de secagem de grãos. No conjunto dos investimentos na sede, foi feita a montagem de um secador novo e a reforma completa de três dos secadores já existentes, bem como construídas três fornalhas. Segundo o diretor vice-presidente da Coagel, Domingos Mercial, responsável pelo acompanhamento da obra, os investimentos eram necessários e atendem reivindicação dos associados que entregam a sua produção na sede.

Agilidade - Conforme Mercial, com isso haverá agilidade na secagem de grãos, o que vai melhorar o fluxo de recebimento. “Já nesta safra que está começando, notamos um diferencial de agilidade, comparada a safras anteriores. Além disso, a Coagel irá ter uma economia de lenha na ordem de 40%. Isso é significativo porque a lenha está se tornando um produto caro devido a sua escassez”, disse o diretor da Coagel. Domingos Mercial informou que a diretoria da Coagel não medirá esforços em fazer investimentos que atendam as necessidades dos cooperados. “Esses investimentos foram necessários, além disso os cooperados precisam ter mais agilidade na hora da entrega da produção”, disse, acrescentando que a partir deste ano, novos investimentos serão feitos em toda a estrutura da cooperativa. “Iremos dar prioridade onde os investimentos carecem de uma maior urgência”, informou.

Conteúdos Relacionados