CASTROLANDA: Cooperativa investe no fomento da ovinocultura

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cooperativa Castrolanda, sediada em Castro, na região paranaense dos Campos Gerais, tem fomentado a expansão da ovinocultura, como forma de diversificação das atividades e opção de renda para seus cooperados. De acordo com o gerente da área de negócios carne da cooperativa, Mauro Cézar de Faria, a atividade é relativamente nova na Castrolanda e conta com boas perspectivas de crescimento. “Nós temos aproximadamente seis anos de um trabalho intenso de estruturação de toda a cadeia produtiva. É um setor que não necessita grandes investimentos e que complementa a atividade dos nossos associados”, afirmou ele em matéria sobre o tema publicada no jornal da Castrolanda. O plantel da cooperativa é formado por cerca de quatro mil matrizes. Para atender a demanda regional, seriam necessárias 15 mil matrizes. Cerca de 30 cooperados da Castrolanda trabalham com a ovinocultura.

 

Insumos – Segundo o coordenador Tarcísio Bartmeyer, os produtores investem constantemente em genética especializada em carne, obtendo cordeiros com excelente padrão de carcaça e de cortes especiais. “A genética, aliada a um rigoroso controle sanitário e nutricional, conferem ao cordeiro Castrolanda um diferencial no mercado de carnes e segurança alimentar ao consumidor”, destaca ele. Com o fomento da produção, a cooperativa disponibiliza insumos que vão desde linhas de crédito especificas para a ovinocultura, como rações, atendimento de técnicos profissionalizados na área e pontos para dar suporte ao produtor.

 

Abate e comercialização - A Castrolanda faz o abate dos cordeiros em parceria com um frigorífico de Castro, que está sendo ampliado para atender à demanda. A carne está sendo comercializada na região dos Campos Gerais e na capital do Estado. Os restaurantes de Curitiba são os principais clientes da cooperativa. O produto tem sido divulgado em eventos técnicos e de culinária, feiras gastronômicas, entre outros. A Castrololanda comercializa diferentes tipos de cortes, como carré francês, pernil, costela e paleta. As peças são embaladas a vácuo e a entrega é garantida o ano todo, com a mesma garantia de qualidade e padrão dos cortes. 

Conteúdos Relacionados