BATAVO: Evento celebra 99 anos de Imigração holandesa no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Neste sábado e domingo (08 e 09/05), a Associação Parque Histórico de Carambeí, em parceria com a Batavo Cooperativa Agroindustrial e Prefeitura de Carambeí, estará realizando a festa que antecede os 100 anos de Imigração holandesa no Estado. O evento ocorre no Parque Histórico da cidade, onde está localizada a Casa da Memória, que atualmente abriga acervos culturais dos imigrantes da região, e que preserva a história dos pioneiros fundadores da primeira cooperativa de produção do país.

Programação - Diversas atividades foram programadas para o evento, especialmente para quem deseja fazer turismo e conhecer a história da colonização de Carambeí. A programação contará com o lançamento, no sábado, da Pedra Fundamental da Vila Histórica, às 11h00. Porém, já inicia-se às 09h00 coma a Caminhada, que passa pelos diversos rios e cachoeiras da região, seguido do espetáculo de balões, parque de diversões, praça de alimentação, exposição de orquídeas e de fotografias, além da visita ao novo Museu do Trator. Para os amantes de carros antigos, os organizadores prepararam o desfile de automóveis antigos (Veteran Car). As atividades culturais e esportivas envolverão toda a família, sendo que no domingo (09/05), será feita uma homenagem às mães, com o culto ecumênico, às 10h00, seguindo de diversas atrações, até às 17h00.

Projeto - O projeto do Parque Histórico envolve diversas unidades culturais, numa área de 10 hectares. Estão sendo executadas as estruturas onde pretende-se construir o maior museu a céu aberto, sendo um agrupamento cultural de cinco elementos com acervos retratando a presença dos imigrantes europeus e suas experiências para o desenvolvimento da região, preservando a memória de um povo e a potencialização do turismo e o fortalecimento da economia da cidade. Para o Presidente da Cooperativa, Renato Greidanus, o convite para o evento estende-se à todas as cooperativas do Paraná, que também contribuíram para a colonização e para o sucesso do cooperativismo em todo do Estado. (Imprensa Batavo)

Conteúdos Relacionados