ANO INTERNACIONAL I: 6º ITC reúne 700 cooperativistas em Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 700 pessoas acompanharam as 33 apresentações do Intercâmbio Cultural entre Cooperativas (ITC), que ocorreu sábado (07/07), no Pequeno Auditório da Escola de Negócios da Universidade Positivo, em Curitiba. Em sua sexta edição, o evento de confraternização comemorou duas datas importantes para o sistema cooperativista: o Ano Internacional das Cooperativas e o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado anualmente sempre no primeiro sábado do mês de julho. Os artistas - cooperados, colaboradores e familiares integrantes de 25 cooperativas do Paraná – demonstraram seus talentos para uma plateia pronta a interagir e aplaudir as apresentações de música, teatro, dança e poesia. O objetivo do ITC é promover o intercâmbio e a confraternização por meio da arte, abrindo espaço para os talentos do cooperativismo, pessoas que muitas vezes têm no evento a primeira oportunidade na vida de subir num palco. Desde 2010, o ITC é transmitido ao vivo pelo internet. Nesta edição, 566 acessos foram registrados no Portal do Sistema Ocepar (http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/). A plateia virtual, de 14 estados brasileiros, acompanhou online às apresentações dos artistas do cooperativismo. 

Ano Internacional das Cooperativas - O 6º ITC foi aberto pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que lembrou da importância do reconhecimento da ONU (Organização das Nações Unidas), ao declarar 2012 o Ano Internacional das Cooperativas. “Quando uma entidade como a ONU afirma que as cooperativas constroem um mundo melhor, é um posicionamento muito significativo para todos que fazemos parte desse sistema magnífico chamado cooperativismo”, disse. O dirigente ressaltou que, atualmente, 2,5 milhões de paranaenses dependem direta ou indiretamente das cooperativas, que participam do processo de desenvolvimento econômico e social do estado. “Mas é principalmente no desenvolvimento das pessoas que se concentra o trabalho das cooperativas. E o ITC é um exemplo, ao promover uma bela confraternização e dar espaço aos talentos do cooperativismo, que são muitos. Todos nós temos uma missão dentro do cooperativismo, de fazer com que as pessoas cresçam, se desenvolvam e possam ser mais felizes”, afirmou.

Obra coletiva - Koslovski agradeceu a presença do público e reiterou a importância da participação dos cooperados, colaboradores e familiares na construção do cooperativismo. “Nossa obra é a cooperação, a solidariedade e é, por meio de uma ação concreta, viabilizar atividades importantes para os seres humanos. E cada pessoa tem um papel importante a desenvolver. Estamos trabalhando numa obra coletiva chamada cooperativismo”, concluiu. Também acompanharam o evento, o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e o gerente de Desenvolvimento e Autogestão do Sescoop/PR, Gerson Lauermann. O trabalho de organização do evento foi realizado pela equipe de colaboradores do Sescoop/PR. 

 

{gallery}noticias/2012/julho/09/ano_internacional_I/{/gallery}

 

 

Conteúdos Relacionados