2º Show Agroecológico reúne produtores, técnicos e estudantes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A agroecologia, que há décadas ocupa espaço de destaque no Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos técnicos do agronegócio mundial, reuniu produtores, técnicos e alunos nesta semana, em Cascavel. Na terça e quarta-feira (26 e 27/08), o Parque Tecnológico Coopavel, em Cascavel (PR), recebeu o 2º Show Agroecológico na Vital, Edição de Inverno, reunindo mais de 630 participantes.

Voltado especialmente a agricultores que desenvolvem manejos orgânicos ou agroecológicos, além de estudantes de universidades e colégios agrícolas, o evento reafirma a vocação do Show Rural em oferecer conhecimento, tecnologia e práticas sustentáveis também à agricultura familiar, um dos alvos preferenciais de evento que chegará, em fevereiro de 2026, à sua 38ª edição.

A programação, que contou com vitrines tecnológicas, oficinas e palestras, trouxe como tema central Agroecologia e sua conexão com a ciência, a comunidade e a natureza. Foram abordados assuntos como cultivo de olerícolas, uso e preparo de bioinsumos, produção de grãos, pecuária com enfoque ecológico, sistemas agroflorestais, mandalas de produção, plantas medicinais, bioconstruções e turismo rural.

Sustentáveis

Segundo a engenheira agrônoma Simone Grisa, do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), a proposta é disseminar tecnologias sustentáveis, capacitar agricultores e valorizar experiências práticas. “O programa foi pensado para estimular boas práticas de manejo nos cultivos de outono e inverno e ampliar a adoção de sistemas que conciliem produtividade e conservação ambiental”, afirma Simone.

A abertura oficial teve a presença de líderes ligados ao setor, entre elas autoridades da Embrapa, representantes da Itaipu Binacional, da Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Paraná), do IDR-Paraná e da Coopavel. O Show Rural Coopavel foi representado pelo seu coordenador geral, Rogério Rizzardi, que destacou a importância de fortalecer a agroecologia como caminho para um agronegócio inovador e sustentável.
O público, formado por visitantes de diferentes regiões do Paraná (Oeste, Sudoeste, Noroeste, Centro e Sudeste), incluiu estudantes de sete universidades e dois colégios agrícolas. No total, 633 pessoas acompanharam presencialmente as atividades e outras 205 tiveram acesso aos conteúdos por transmissão online.

Vital e Projeto Vitórias

O Show Agroecológico integra as ações da Vital (Vitrine Tecnológica de Agroecologia). A Vital é um coletivo de instituições que promovem ensino, pesquisa e extensão voltados ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, com foco em agricultores familiares. O objetivo é gerar produção mais eficiente, preservar o meio ambiente, proteger a saúde do trabalhador e oferecer alimentos de qualidade à população.

A iniciativa está inserida no Projeto Vitórias (Vitrines Tecnológicas para Agroecologia e Sustentabilidade), resultado de parceria entre a Itaipu Binacional, o IDR-Paraná e a Fapeagro (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio). O convênio busca ampliar a renda de agricultores familiares e estimular práticas de cultivo que conciliem produtividade com conservação do solo e da água, além de reduzir o uso de insumos químicos.

Parceiros

O evento contou ainda com o apoio de uma ampla rede de instituições e movimentos ligados ao setor, entre eles: Apasap (Associação Paranaense de Saúde Popular), Assemente (Associação Semente para Todos), Camp Sementes, Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná), CCA (Central de Cooperativas da Reforma Agrária), Capa (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – Núcleo Marechal Cândido Rondon), CVT Agroecologia (Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia, Mandioca e Agricultura Sustentável do Oeste do Paraná), Coopavel (Cooperativa Agroindustrial), Embrapa, Gebana (Cataratas do Iguaçu Produtos Orgânicos Ltda), Fetaep, Rede Ecovida, Programa Paraná Mais Orgânico, UFPR (Universidade Federal do Paraná), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul). (Assessoria de Imprensa Coopavel)

Conteúdos Relacionados