VISITAS TÉCNICAS I: Diretoria do BRDE encerra roteiro por cooperativas paranaenses

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Membros da diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) encerraram, na sexta-feira (26/08), um roteiro de visitas técnicas a nove cooperativas agropecuárias paranaenses, iniciado na quarta-feira (24/08). Nos três dias, eles estiveram na Cocari (Mandaguari), Cocamar (Maringá), Coamo (Campo Mourão), Copacol (Cafelândia), Copagril (Marechal Cândido Rondon), C.Vale (Palotina), Coopavel (Cascavel), Lar (Medianeira) e Frimesa (Medianeira).

 

Parques industriais - Nos encontros, os diretores do BRDE conheceram os parques industriais mantidos pelas cooperativas, discutiram os projetos desenvolvidos em parceria com o banco e os planos de expansão de suas plantas. Somente nos últimos dez anos, o setor cooperativista paranaense investiu R$ 7,6 bilhões em agroindústrias e o BRDE tem sido responsável pelo repasse de grande parte desses recursos. “As visitas foram muito positivas pois promoveram a integração entre o banco e as tomadoras dos financiamentos, que são as cooperativas. Foi ainda uma oportunidade para a diretoria do BRDE verificar in loco como está o andamento das obras e o impacto social e econômico causado pelos investimentos realizados pelo setor, em temos de geração de empregos e de riquezas nas regiões onde as cooperativas atuam”, avaliou o gerente técnico e econômico da Ocepar, que acompanhou a diretoria do BRDE.

 

Integrantes – O grupo foi composto pelo diretor-presidente do BRDE, Renato de Mello Vianna, pelo diretor Administrativo, José Hermeto Hoffmann, pelo diretor Financeiro, Jorge Gomes Rosa Filho, pelo diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Nivaldo Assis Pagliari, pelo superintendente do banco no Paraná, Carlos Olson, por gerentes da instituição e por representantes do setor agroindustrial paranaense, catarinense e gaúcho, somando 33 pessoas. Os presidentes da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, e da Codapar, Silvestre Tino Staniszewski, também estiveram presentes. Houve ainda a participação do coordenador do Codesul, Erasmo Garanhão. No último dia, o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, acompanhou os visitantes, que também estiveram na Itaipu Binacional, onde foram recebidos pelo diretor presidente Jorge Samek.

{gallery}noticias/2011/Agosto/29/201182915332/{/gallery}

Conteúdos Relacionados