VISITA: Em visita ao Sistema Ocepar, funcionários da Integrada conhecem atuação da organização e do cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Mais um grupo de funcionários da Cooperativa Agroindustrial Integrada, sediada em Londrina (PR), passou pelo Sistema Ocepar. Na manhã desta segunda-feira (25/03), cerca de 50 empregados, de diferentes áreas, foram recebidos pelo superintendente da Federação das Cooperativas do Paraná (Fecoopar), Nelson Costa, e pelos analistas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), Taís Fernanda Souza e Rodolfo A. Bonetti, que, na ocasião, falaram sobre a atuação das duas entidades e sobre a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). As três entidades formam o Sistema Ocepar.
Pilares - A organização, a representação institucional e sindical, a formação profissional e o monitoramento são pilares fundamentais do modelo cooperativista. Por este motivo, conhecer o Sistema Ocepar, sua estrutura e forma de atuar, é uma parte importante do Programa de Imersão do Cooperativismo, iniciativa que como o nome sugere, tem por finalidade ampliar o conhecimento sobre o cooperativismo, por meio de visitas técnicas. Dados sobre o cooperativismo, sua forma de organização, abrangência, classificação em ramos e outras questões que mostram o quanto esse modelo de negócio é próspero, atuante e representativo no estado, completam o conjunto de informações repassadas durante às imersões.
Sustentabilidade - Para esses funcionários da Integrada, o tema sustentabilidade foi agregado à imersão, porque a viagem é um reconhecimento à participação deles no Programa Atitude, iniciativa que é a da sustentabilidade da Cooperativa Integrada. Alexandra Germano, supervisora de Recursos, e Junior Cesar da Silva, técnico ambiental, explicaram que o Programa Atitude Integrada aborda sete atitudes, sendo as primeiras relacionadas aos 5S da qualidade e duas especificamente ao cooperativismo, que é o compartilhar e cooperar.
Roteiro - A viagem de imersão ao cooperativismo e sustentabilidade promovida pela Integrada, tem o apoio o Sescoopr/PR e participação da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur). No roteiro, além de passagem pelo Sistema Ocepar, estão incluídas atividades culturais e no Ninho do Corvo, em Prudentópolis (PR), onde serão trabalhadas questões de sustentabilidade e também relacionadas aos valores do cooperativismo.