Tradição promove curso de Operação de Trator exclusivo para cooperadas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cooperativa Agroindustrial Tradição, em parceria com a MA Máquinas, realizou um curso exclusivo de Operação de Trator para Mulheres. A capacitação reuniu 12 cooperadas dos municípios de Palmas, Pato Branco, Renascença, Mangueirinha e Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná.

Com carga horária de 16 horas, o treinamento foi dividido em dois dias. O primeiro encontro aconteceu na matriz da cooperativa, em Pato Branco (PR), com foco nos conteúdos técnicos. Já o segundo dia foi reservado para a prática em campo, realizada na Agro Brocco, propriedade de uma das cooperadas participantes.

As aulas foram conduzidas pelos instrutores certificados da MA Máquinas, Polyana Siqueira e Matheus Banardeli, que trouxeram conhecimento técnico, experiência e incentivo à participação feminina no setor de máquinas agrícolas. Para Polyana, o curso é uma porta de entrada para uma maior representatividade das mulheres no agro. “Sabemos que historicamente esse espaço ainda é predominantemente masculino, mas estamos mudando isso. Ver essas mulheres com coragem, determinação e vontade de aprender nos motiva a continuar abrindo caminhos”, afirmou.

Matheus Banardeli destacou a importância do curso como forma de garantir o melhor aproveitamento dos equipamentos agrícolas. “Nosso objetivo é capacitar o cliente para que ele utilize todo o potencial das máquinas, aumentando o desempenho e a produtividade no campo”, explicou.

A cooperada Alana Brocco, destacou o aprendizado e a segurança adquirida através do treinamento. “Já tinha alguma noção, mas agora me sinto mais preparada e confiante para operar um trator. É um passo importante para mim e para tantas outras mulheres que querem ocupar seu espaço na atividade rural”, disse.

Para a coordenadora do setor de Organização do Quadro Social (OQS) da cooperativa, Eliane Negri, o curso é mais uma das ações que consolidam o papel da Tradição como uma cooperativa que promove equidade e desenvolvimento. “Queremos que cada vez mais as mulheres estejam presentes em todas as etapas do agronegócio. Esse curso é apenas o começo. Novas capacitações virão, sempre pensando em integrar, valorizar e dar voz às nossas cooperadas”, conclui.

A Cooperativa Tradição acredita que um agro mais inclusivo é também mais forte, eficiente e transformador e seguirá promovendo iniciativas que refletem essa visão. (Assessoria de Imprensa Cooperativa Tradição)

Conteúdos Relacionados