SUSTENTABILIDADE: Sescoop discute diretriz nacional

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Teve início nesta segunda-feira (19/07) a reunião do Comitê de Sustentabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), na sede da instituição, em Brasília (DF). O primeiro tema foi abordado pela coordenadora das atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, Gláucia Terreo. Ela é responsável pela disseminação das diretrizes para relatórios de sustentabilidade da GRI no país, e atuou de 2003 a 2007 na revisão e acompanhamento dos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social. Sua abordagem tratou de conceitos básicos de sustentabilidade, cenários, incluindo o contexto atual e o papel do cooperativismo.

Modelos econômicos - Segundo Gláucia, o papel do cooperativismo é muito importante em meio a dois modelos econômicos que não têm sido eficientes, referindo-se ao capitalismo e ao socialismo. "O cooperativismo pode se fortalecer e assumir um importante papel socioeconômico. As cooperativas precisam conhecer profundamente o conceito sobre sustentabilidade, pois, assim, poderão entender o seu papel no processo de mudança para uma sociedade mais justa e sustentável", resume Glaucia.

Palestra - "A prática da Responsabilidade Social como Sistema de Gestão no Sistema Unimed Brasil" foi o tema da palestra da coordenadora de Responsabilidade Social da instituição, Maike Rothenburg Mohr. Ela trouxe as experiências realizadas pela Unimed Brasil, como o Selo de Responsabilidade Social que identifica, reconhece e valoriza as cooperativas do Sistema Unimed que promovem ações socialmente responsáveis em sua gestão, fator que as diferencia frente ao mercado.

Projeto nacional - "Acho que essas discussões são muito importantes, pois podemos construir um grande projeto nacional de responsabilidade social que contemple não só o Sistema Unimed, mas outras áreas do cooperativismo, contribuindo para uma sociedade mais ética e comprometida com o desenvolvimento", diz Maike.

Missão - O evento, que continua até quarta-feira (21/07), é coordenado pela Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) do Sescoop. Segundo a gestora da área, Andréa Sayar, o grupo terá a missão de desenvolver uma diretriz nacional e um conjunto de metodologias, indicadores e ferramentas que propiciem às cooperativas, por meio das unidades estaduais do Sescoop, introduzir estratégias para a gestão e a prática de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade. (Informe OCB)

Conteúdos Relacionados