SESCOOP: Seminário nacional discute programa de formação de jovens lideranças

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Coordenadores e educadores do Programa Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas vão se reunir na próxima segunda-feira e terça-feira (4 e 5/8), na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília (DF), para realizar um diagnóstico das atividades desenvolvidas até o momento. Participarão oito representantes de estados onde o programa já foi implantado. "Queremos que durante o Seminário os participantes tragam suas experiências e resultados para aprimorar o programa e, se necessário,  readequar sua estrutura", diz Jorge Toledo, coordenador de Promoção Social da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão da OCB (GEADG). 

Estados participantes - O programa está em funcionamento há cerca de quatorze meses, tendo como marco inicial a primeira reunião precursora ocorrida na unidade estadual do Paraná do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PR). Fazem parte do programa 10 estados. São eles: Paraná, Alagoas, Rio de Janeiro, Bahia, Pará, Santa Catarina, Espírito Santo, Amazonas, Pernambuco e São Paulo. Para Toledo, o Jovens Lideranças já obteve avanços importantes: "Foram realizados, neste primeiro semestre, reunião com os coordenadores dos projetos -pilotos, o primeiro intercâmbio com alunos e professores no estado de Alagoas e, agora, o Seminário Nacional do Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativista", diz.

Programação - O Seminário está dividido em três momentos com intuito de facilitar a construção participativa dos objetivos propostos. Está previsto um debate em plenária, com dois profissionais que irão apresentar e discutir com os participantes o empreendedorismo e o protagonismo juvenil em duas óticas diferentes, uma voltada para as necessidades e aprendizagem do jovem e a outra com foco nas oportunidades que podem ser oferecidas a esta faixa etária. Num segundo momento, serão formados dois grupos de trabalho em espaços diferentes para oferecer aos professores a oportunidade de discutir e propor conteúdo e material do curso de formação, e para os coordenadores, a discussão sobre a organização e gestão do programa, visando a sua readequação. Finalmente, acontecerão apresentações e debate em plenária para que os participantes possam falar de suas experiências, demonstrando suas especificidades locais. (OCB)

Conteúdos Relacionados