SESCOOP REALIZA DIAGNÓSTICO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o objetivo de tornar mais eficiente o planejamento do desenvolvimento humano pelas cooperativas, o Sescoop Paraná está realizando o Diagnóstico Organizacional Desenvolvimento Humano. Para isso, o Sescoop enviou às cooperativas um questionário com 18 perguntas, que permitem mostrar o nível de escolaridade e levantar as necessidades de formação profissional imediatas e as tendências de longo prazo. O levantamento permite criar uma ferramenta semelhante ao Sistema de Análise e Acompanhamento de Cooperativas (SAC), onde cada empresa poderá avaliar sua atuação no setor, inclusive em comparação com outras congêneres.

Despertar a atenção - O objetivo do diagnóstico vai além do simples conhecimento do perfil da cooperativa quanto ao desenvolvimento dos seus recursos humanos, afirma Mauro Kummer, assistente de treinamento. "Desejamos despertar na alta administração das cooperativas uma atenção especial para a questão de planejamento porque essa atividade hoje é feita dentro da área de Recursos Humanos e muitas vezes não permeia a estrutura. E como recurso importante que garante a sobrevivência da empresa no futuro, muitas vezes a atividade de desenvolvimento carece de uma reflexão mais profunda", frisa Kummer. O Sescoop quer saber, através do diagnóstico, se as cooperativas realizam um planejamento estratégico contando com o apoio do treinamento para alcançar seus objetivos. "Se uma empresa prioriza o treinamento operacional, está vendo o seu presente; mas pode precisar prever o futuro através do planejamento de negócios", afirma.

Direcionamento das ações - Com o diagnóstico, o Sescoop terá novas informações para direcionar sua ação em novas frentes que se apresentam, como o balanço social, sua inserção na comunidade e a juventude cooperativista. Nos próximos anos vai ser possível comparar o planejamento estratégico de cada cooperativa com as ações desenvolvidas na área de desenvolvimento para sua execução. Kummer explica que o diagnóstico e as avaliações posteriores permitem também o melhor aproveitamento do tempo destinado ao aperfeiçoamento, além do controle das necessidades de cada profissional da empresa. Cada cooperativa terá condições de saber, por exemplo, quanto gastam do seu faturamento em treinamento, permitindo a comparação com outras empresas.

A média das cooperativas - Assim que receber a devolução do último questionário preenchido, de um total de 60 distribuídos, o Sescoop produzirá uma planilha com a média da situação das cooperativas, o que permitirá que cada empresa faça uma avaliação individual, item por item, em relação a essa média. O diagnóstico também permite compor uma planilha com a média das cooperativas de cada região, permitindo aí uma nova análise. Apenas não será possível comparar cada cooperativa com outra, pois os dados individuais de cada empresa são sigilosos e não serão divulgados, a não ser para a própria instituição. O Sescoop espera concluir o diagnóstico no final do próximo mês. A primeira cooperativa a devolver o questionário preenchido foi a Coopervale, de Palotina e as informações surpreenderam positivamente os técnicos da Gerência de Desenvolvimento Humano.

Conteúdos Relacionados