SESCOOP/PR 10 ANOS II: Sescoop, uma conquista histórica para o cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Por João Paulo Koslovski (*)

O nascimento do Sescoop é um marco para o cooperativismo brasileiro. Uma conquista histórica que transformou a realidade do setor em todo o país. Sua implantação deu-se num momento de sérias dificuldades, no qual as cooperativas sofriam as consequências de contínuos planos econômicos, que elevaram o endividamento e reduziram a rentabilidade, colocando em risco a viabilidade dos empreendimentos cooperativistas.

 Mas, nas situações de crise surgem também as oportunidades. Num esforço memorável de união e democracia, os cooperativistas se mobilizaram, debateram, discutiram e, sobretudo, agiram com atitude e seriedade. Por meio de estudos técnicos aprofundados, obtivemos o compromisso do Governo Federal que culminou com o lançamento do Recoop (Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção Agropecuária) por meio da Medida Provisória 1.715. O Artigo 7° da MP autorizava a criação do Sescoop. Foi o começo de uma nova fase para o cooperativismo que passou a ter um Sistema S voltado exclusivamente para suas demandas de treinamento e formação, monitoramento e promoção social.

No Paraná, o Sescoop foi implantado em 21 de setembro de 1999, e rapidamente mostrou a importância e abrangência de sua atuação. Passados dez anos, os resultado são inquestionáveis. Nesse período, mais de 670 mil pessoas participaram de eventos de treinamento e formação, e os sistemas de monitoramento e autogestão deram informações mais precisas e contribuíram para elevar a qualidade e os acertos na estratégia de ação das cooperativas.

Os investimentos realizados pelo Sescoop/PR, que chegam a R$ 55,5 milhões, alcançaram cooperados e familiares, dirigentes e colaboradores, por meio de programas qualificados de treinamento, muitos deles realizados em parceria com renomadas instituições de ensino profissionalizante. O Sescoop realiza um trabalho fundamental ao processo de formação e capacitação das pessoas e de monitoramento das sociedades cooperativas paranaenses. Além de centenas de eventos voltados à formação operacional, há uma preocupação constante com os colaboradores que desempenham funções em áreas estratégicas e de comando. E a cada ano ampliam-se os programas que oferecem cursos de especialização, MBA, pós-graduação e mestrado.

Os precisos indicadores dos sistemas de acompanhamento deram mais credibilidade ao setor, e a melhor formação de dirigentes, gerentes e executivos teve grande influência na melhoria dos serviços e produtos das cooperativas, que por consequência ampliaram sua força no mercado nacional e internacional, com mais presença na produção de mercadorias de maior valor agregado e expansão constante das exportações.

Na promoção social junto aos cooperados e familiares, o Sescoop contribui para a disseminação dos princípios do cooperativismo, une e integra o quadro social, estimula a participação dos associados no dia a dia de sua cooperativa, abre espaços democráticos sem restrição a gênero, raça ou idade, incentiva jovens e mulheres e faz um chamado aos novos líderes, os cooperativistas do amanhã.     

Por todas essas realizações, os cooperativistas paranaenses têm muito a comemorar nestes dez anos de Sescoop/PR. Com o Sistema S do cooperativismo, um novo horizonte surgiu, as portas de um novo tempo se abriram, com mais oportunidades de crescimento e bem-estar pessoal, responsabilidade e trabalho.

(*) Presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar)

Conteúdos Relacionados