SESCOOP III: Presidente do Sescoop faz análise de uma década de atividades

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Abaixo, a mensagem do presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, sobre os 10 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo:

Com linhas de atuação bem definidas, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) busca há dez anos, desde a sua criação, promover a capacitação, a formação profissional, a autogestão e desenvolvimento social nas cooperativas com a visão de ser o agente formador e propulsor do desenvolvimento do cooperativismo.

Braço educacional do Sistema Cooperativista Brasileiro, o Sescoop se consolida como instituição promotora desse desenvolvimento, tendo em vista seu potencial de atuação e a experiência acumulada até então e responsável por novos modelos de gestão. A maioria dos estados durante esta década reafirma a importância do serviço no apoio à reestruturação das cooperativas e à profissionalização de seus associados.

A instituição integra o Sistema S, de âmbito nacional e, de um modo geral, já exibe um grau invejável de maturidade no cenário educacional brasileiro, com uma abordagem especializada em cooperativismo e iniciativas e parcerias que tornam realidade uma base profissionalizante dos empregados e colaboradores das cooperativas.

Presente em todas as unidades da Federação, o S do cooperativismo representa hoje uma fronteira de linhas bastante visíveis entre o passado e o futuro. Dez anos depois da sua institucionalização, no dia 6 de abril, constata-se que o Sescoop era o instrumento que faltava no Sistema Cooperativista Brasileiro para dotar os empreendimentos existentes no País, de quadros de gestores capazes de exercer uma administração saudável e profissional; um instrumento que veio para provocar mudanças e sugerir novos caminhos ao cooperativismo brasileiro.

Dessa forma, o Sescoop se constitui em um serviço que estabeleceu, ao longo desses anos, uma cadeia definitiva e ininterrupta de ações e programas, executados em todo o território nacional, com a missão: profissionalizar as gestões, consolidar um sistema que deu certo no mundo inteiro e que no Brasil é um dos modelos mais organizados de produção de qualidade de vida, pois o Sescoop parte do princípio de que não há progresso sem evolução social.  

Graças à entidade, crianças do ensino fundamental ganharam uma formação mais ética e solidária nas escolas da rede pública. Os jovens são preparados para exercer liderança competente nas cooperativas em que atuam, por meio dos programas Cooperjovem e de Formação de Jovens Lideranças, uma espécie de plataforma do cooperativismo brasileiro para o futuro. Somam-se programas de inserção das cooperativas em novos mercados como o de biodiesel e de tecnologias limpas, como as iniciativas de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo)  junto às cooperativas.

Em uma década de atuação, o Sescoop ajudou a mudar a vida de milhares de brasileiros por meio de ações, programas e cursos que estimulam a cultura cooperativista.  Os números traduzem essa realidade em suas três linhas centrais de atuação: 1,3 milhão de pessoas formadas, 667 mil brasileiros envolvidos em atividades de promoção social e 568 mil atendimentos no âmbito do monitoramento de cooperativas. São mais de 2,5 milhões de pessoas atendidas nesses dez anos a serviço da educação cooperativa no Brasil.

Que o Sescoop siga em frente como uma nova década de realizações e mais desenvolvimento para o cooperativismo brasileiro.

Saudações cooperativistas.

Márcio Lopes de Freitas

Presidente do Sescoop

Conteúdos Relacionados