SESCOOP: Comitê de Sistematização discute Lei do Aprendiz em Brasília

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Teve início nesta segunda-feira (21/06) a reunião do Comitê de Sistematização da Aprendizagem criado para desenvolver um programa nacional de formação de aprendizes para o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A reunião, que acontece até a próxima quarta-feira (23/06), em Brasília (DF), é a terceira deste ano e dará continuidade aos trabalhos de criação de uma diretriz nacional a ser adotada pelo Sescoop, visando atender às cooperativas, em cumprimento à Lei do Aprendiz."

Diagnóstico - Andréa Sayar, gerente de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão do Sescoop (GEADG/Sescoop), explica que as reuniões, que tiveram início em abril, já resultaram em um diagnóstico, no qual foram identificadas as experiências das unidades estaduais e outras instituições. "O resultado do estudo foi o desenho da matriz curricular de curso para a ocupação de Auxiliar de Escritório / Administrativo em conformidade com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)", destacou a gestora.

Matriz curricular - A coordenadora de capacitação da GEADG, Edlane Resende, disse que a matriz curricular norteará o desenvolvimento dos produtos: material didático, plano de curso, descrição de competências, instrumentos de avaliação, manual de operacionalização do programa e pesquisa de egressos e outros, de forma a garantir a viabilidade da realização do curso por todas as unidades, com alto nível de qualidade e efetividade.

Preocupações - Andréa Sayar lembra que uma das principais preocupações do Comitê é que o material produzido garanta, por um lado, a construção de uma identidade nacional para o produto, metodologia, marca e demais atributos do Programa e, por outro, que propicie a flexibilização da sua realização, atendendo às especificidades de cada estado da federação e às demandas apresentadas pelas cooperativas. (Informe OCB)

Conteúdos Relacionados