SENAI/PR: Mais de 2 milhões de profissionais são atendidos no PR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Senai Paraná completa nesta quinta-feira (12/03) 66 anos com uma marca histórica na área da educação profissional. Neste período, mais de 2,1 milhões de alunos foram formados pela instituição, capacitando-se para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo."O Senai cumpre um papel fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Paraná, que é a formação de profissionais para a indústria. Com o apoio de industriais, parceiros e colaboradores, o Senai ruma para o futuro promovendo a educação para a cidadania, atento às inovações tecnológicas e demandas da indústria paranaense", afirmou o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures.

Fundação -  Criado no Paraná em 1943 - em pleno Estado Novo, do presidente Getúlio Vargas, o Senai cresceu, evoluiu e se desenvolveu oferecendo atendimento às necessidades de formação de mão-de-obra qualificada para o setor industrial. No início da década de 40, o cenário político-econômico no Brasil e no mundo era bem diferente do atual. Com cerca de 1,25 milhão de habitantes, o Paraná possuía um parque industrial ainda em formação. Hoje, com 10,28 milhões de habitantes, o Estado conta com 30 mil indústrias, que geram 500 mil empregos diretos.

Brasil - No Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi criado em 22 de janeiro de 1942. Em meio à Segunda Guerra Mundial e com baixa produção industrial, quase tudo era importado no país. Por isso, o Brasil se lançou em um grande esforço de industrialização. Um ano depois o Senai estava organizado nacionalmente, em dez regiões. Em Curitiba, estabelecia-se a sede da Delegacia da 7.ª Região Administrativa, que abrangia Paraná e Santa Catarina. O desmembramento aconteceu em dezembro de 1953, com a instalação do Departamento Regional do Senai do Paraná.

Expansão - Em busca do desenvolvimento sustentável, o Senai se expandiu pelo território paranaense ao longo dos anos, promovendo a educação para o trabalho e a cidadania através de cursos de Aprendizagem Industrial, Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, Técnicos, Pós-Graduação e, agora, Mestrado Profissional e desenvolvendo serviços técnicos e tecnológicos. Hoje, a instituição conta com uma estrutura formada por 35 unidades operacionais fixas, distribuídas no Estado de acordo com as características dos setores industriais de cada região. Entre elas, três Centros Nacionais de Tecnologia (Celulose e Papel, em Telêmaco Borba; Saneamento e Meio Ambiente, em Curitiba; e Madeira e Mobiliário, em Arapongas). O Senai Paraná também desenvolve ações móveis. Desde 1997, tem o reconhecimento do Ministério da Ciência e Tecnologia como Instituição de Pesquisa Aplicada. (Imprensa Fiep)

Conteúdos Relacionados