SEMANA DO COOPERJOVEM: Palestrantes destacam educação cooperativista

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com apoio da Organização das Cooperativas, promove em Brasília (DF), a Semana Nacional do Programa Cooperjovem. O Paraná está presente no evento, representado pela analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR, Vanessa Christofoli de Castro. A programação, aberta na segunda-feira (13/10), contou com a participação do consultor Fabiano Brum apresentou a palestra "Um show de motivação na educação". Em sua explanação, Brum enfatizou o quanto é importante estar afinado e focado nos objetivos para se chegar aos resultados esperados, visão que deve ser aplicada também no trabalho da educação cooperativista.

 

Trabalho de excelência - "Não conhecia o Cooperjovem até ser convidado para palestrar na Semana. A partir do convite fui me inteirando sobre os projetos desenvolvidos nos estados e o impacto que o programa causa no sistema educacional. Trata-se de um trabalho educacional de excelência com foco na formação de lideranças", atestou o professor Moacir Gadotti, palestrante e livre docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A Semana - A Semana Nacional do Programa Cooperjovem acontece no Centro de Eventos e Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) até esta quarta-feira (15/10). As atividades são voltadas para educadores, educandos, instituições, cooperativas e unidades do Sescoop. O objetivo é promover debates técnicos na área de educação, estimulando uma análise crítica do ambiente escolar e da contribuição do cooperativismo brasileiro nesse processo. Este também o momento para compartilhar os resultados alcançados ao longo dos oito anos do programa.

Atividades - Formado por múltiplos espaços para abrigar palestras, exposições, atividades teatrais e ações que estimulem a curiosidade dos visitantes, o evento é aberto ao público. A Semana Nacional do Cooperjovem também terá áreas exclusivas para os educadores, alunos e cooperativas. No ambiente do professor haverá debates com profissionais da educação e relatos de cooperativas que se beneficiam com o programa. Já os alunos terão área exclusiva para realização de oficinas, apresentações e miniaulas. As cooperativas terão a oportunidade de divulgar seus produtos em exposição que será montada e aberta ao público.

Educação - O Programa Cooperjovem foi adotado pelo Sescoop para divulgar o cooperativismo e cultivar sua prática entre educadores e alunos do ensino fundamental. Em seus oito anos de atividades, atendeu mais de 1,2 mil escolas, 9 mil professores e 279 mil alunos.

Conteúdos Relacionados