SABER COOPERAR: Revista do Sescoop destaca pioneirismo do PR na formação de aprendizes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A segunda edição da revista "Saber Cooperar", publicada em junho, traz, em sua matéria de capa, uma matéria especial sobre o lançamento do Programa Aprendiz Cooperativo, promovido pelo Sescoop no mês de abril, durante o Encontro de Coordenadores da Aprendizagem, em Brasília. O programa, de abrangência nacional, pretende viabilizar a inserção de milhares de brasileiros no mundo do trabalho e assegurar a formação de mão de obra de qualidade para o futuro. Cada estado deverá desenvolvê-lo a partir das características e especificidades de suas cooperativas, mas de forma alinhada à diretriz sistêmica nacional.
Formação - A proposta é ir além de atender a uma exigência legal, já que a contratação e a matrícula nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem de aprendizes na faixa dos 14 e 24 anos é obrigatória nas empresas, inclusive nas cooperativas, numa proporção de 5% a 15% do total de trabalhadores em funções que exijam formação profissional. Os participantes serão estimulados a desenvolver seus potenciais humano, social, cultural e profissional. Também serão disseminados os valores cooperativistas. A ideia é que, ao final do contrato, o jovem esteja capacitado a atuar, tanto na própria cooperativa, quanto em outras empresas.
Primeira experiência profissional - Foi o que aconteceu com Marcelo Zonta, que, em 2007, foi contratado como aprendiz na Copacol, de Cafelândia, Oeste do Paraná. Hoje, aos 20 anos, ele atua como auxiliar de Recursos Humanos na cooperativa. "Eu tinha 17 anos e nunca havia trabalhado. Foi como aprendiz que tive minha primeira experiência profissional. Concluí o ensino médio e aprendi tudo que sei agora. Realmente foi uma oportunidade muito importante para mim", contou ele à reportagem da revista. "Não tratamos esse programa apenas como uma obrigação legal, mas como algo de responsabilidade social", disse ainda o coordenador de Aprendizagem da Copacol, Valdeci Aparecido de Oliveria, ao Saber Cooperar. A publicação destaca o pioneirismo das unidades do Sescoop dos estados do Paraná e São Paulo em desenvolver a formação de aprendizes.
Sensibilização - Na matéria, a coordenadora do programa no Sescoop/PR, Vanessa Cristófoli, explica que a experiência no Estado iniciou em 2006 e que, na época, foi realizado um trabalho de sensibilização nas cooperativas paranaenses para estimulá-las a aderir ao projeto. Atualmente, o Jovem Aprendiz Cooperativo conta no Paraná com 30 cooperativas parceiras e atende ao todo 482 alunos aprendizes nas áreas administrativa e industrial. A matéria lembra que em outros estados brasileiros, as unidades do Sescoop também já executam ações individuais de aprendizagem mas, com o lançamento do Programa Aprendiz Cooperativo, o Sescoop Nacional visa ampliar a prática da formação técnico-profissional focada no cooperativismo a todos os pontos do País.