REVISTA PR COOPERATIVO: Edição de novembro destaca projetos de educação do sistema cooperativista do Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A edição de novembro da Revista Paraná Cooperativo destaca as ações de educação promovidas pelo sistema cooperativista do Paraná. A expectativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) é encerrar o ano de 2021 com 8.804 eventos realizados em diversos campos do conhecimento. São ações centralizadas, ou seja, organizadas e executadas pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, e descentralizadas, em que a cooperativa solicita recursos, executa e presta contas ao Sescoop/PR. “A expectativa é fechar o ano com 125.991 horas/aula e 183.833 participações, tanto do público interno das cooperativas quanto externo, cooperados e familiares, e, pensando no cooperativismo do amanhã, estudantes”, esclareceu o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche.
Projetos - Os projetos viabilizados com o apoio do Sistema S das cooperativas têm como linha de atuação a formação profissional, aprendizagem e disseminação do cooperativismo (promoção social), sendo que nessa última categoria destacam-se programas como o Cooperjovem, voltado a crianças e adolescentes, o Jovemcoop, para filhos de cooperados, e o Cooper Líder Feminino, para cooperadas, esposas e filhas de cooperados. Na área de profissionalização, há desde formações específicas, a exemplo do Curso de Formação de Conselheiros, a cursos técnicos, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Além disso, há projetos formatados especialmente para ajudar as cooperativas em temas da atualidade, como inovação, compliance, gestão estratégica e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Estratégia - “A educação e a cooperação precisam caminhar juntas. Temos que ensinar a cooperar, e cooperar para ensinar”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Segundo ele, cientes dessa necessidade, o Sistema Ocepar e as cooperativas paranaenses trabalham em duas frentes. “Na educação cooperativa, em que a finalidade é disseminar os conceitos da cooperação para a comunidade; e na educação cooperativista, em que o foco são formações que se relacionem com as atividades das cooperativas, visando a profissionalização do setor e o seu desenvolvimento”, explicou, na Palavra do Presidente.
Entrevista - “O cooperativismo amplia as possibilidades de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade aos cooperadose comunidades”, disse Solange Pinzon de Carvalho Martins, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Unicoob Meridional. No comando da cooperativa, sediada em Toledo, Oeste do Paraná, desde 2015, a líder concedeu entrevista à revista e falou sobre o crescimento do protagonismo feminino, as iniciativas educacionais do Sicoob, a difusão do cooperativismo às crianças, o cenário econômico e as perspectivas para o ano de 2022, além das lições deixadas pela pandemia.
Notícias - Nesta edição, o leitor vai ter informações sobre o Fórum de Mercado, evento que reuniu 120 lideranças e profissionais de cooperativas, discutindo tendências para os setores da carne, milho e soja. No ramo transporte, os dirigentes de cooperativas se reuniram em fórum para debater, entre outros temas, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Também durante o mês de outubro, foi iniciada a segunda temporada do Compliance Experience, reunindo 100 participantes, profissionais de 40 cooperativas paranaenses. A publicação traz ainda informações sobre a atuação dos parlamentares da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo) e notícias sobre o cooperativismo dos ramos crédito e saúde.
Clique aqui para conferir na íntegra a edição de novembro da revista Paraná Cooperativo