QUALIDADE PARA O CAMPO(*)

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A busca da eficiência gerencial e da excelência empresarial, tal qual os empresários urbanos, é uma preocupação presente na vida dos produtores rurais catarinenses. No campo, ao contrário do que muitos pensam, não há mais espaço para improvisações e amadorismo.

Para capacitar o produtor a sobreviver e prosperar nesses novos tempos, as Cooperativas, o Senar e o Sebrae colocaram em marcha o projeto Qualidade Total na Área Rural. Essa conjugação de esforços permite aplicar princípios da gestão pela qualidade nas propriedades (empresas) rurais, a fim de que o produtor mude a si mesmo e a sua propriedade para obter a desejada capacitação e profissionalização.

Concebido de maneira simples e racional, o processo consiste de um programa fundamentado no método De Olho na Qualidade Rural que adota conceitos do 5 "S" adequados e estruturados à realidade rural. As várias etapas do programa compreendem a seleção de "multiplicadores" pelas cooperativas, o treinamento desses líderes, formação de grupos, fornecimento do material didático, reforço metodológico etc.

O projeto tem cinco fases - descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida - orientadas para melhorar o ambiente de trabalho, combater o desperdício de insumos e mão-de-obra, desenvolver o sentido de avaliação e controle, melhorar o relacionamento interpessoal de todos os que convivem com o setor, viabilizar o aproveitamento de outros programas técnicos e gerenciais, fundamentar uma base sólida de aprendizado para a qualidade total e acelerar a transformação da propriedade para empresa rural.

Essa força pedagógica treina produtores selecionados pelas Cooperativas através da aplicação do método, fundamentado no sistema de aprendizagem "aprender fazendo". Além do treinamento, os monitores visitam as propriedades selecionadas, trabalhando com toda a família rural.

Após a conclusão das etapas, o grupo divide-se em subgrupos menores para a realização de auditorias, dar continuidade ao processo e identificar as empresas rurais em condições de participar da etapa seguinte do projeto de QT Rural.

Esse programa tem o mérito de valorizar o papel da mulher na vida rural, capacitando-a a compreender o mundo em mudanças e transformações a sua volta, a conhecer técnicas de administração - especialmente planejamento e controle de custos - e a assumir um papel de igualdade em relação ao cônjuge. O QT Rural fortalece laços familiares e torna homem e mulher senhores de seu destino, capazes de aperfeiçoar sua propriedade, otimizando todos os recursos, ampliando produção e produtividade e, assim, em face do conseqüente aumento da renda, eleva a qualidade de vida de toda a família.

É um instrumento para a prosperidade que inicia com mudanças comportamentais e se reflete na superação de limitações materiais.

(*)Luiz Hilton Temp - Presidente da OCESC.

Conteúdos Relacionados