Programa Raízes nasce para capacitar cooperados da Agrária sobre processos de sucessão
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No último dia 29, a Akademie IREKS&Agrária recebeu mais de 150 pessoas para o lançamento do Programa Raízes. A iniciativa está atrelada ao pilar do Cooperado, estabelecido pelo ciclo estratégico Atitude 5C (2024-2028), e tem como objetivo auxiliar os produtores rurais cooperados da Agrária a escolherem seus sucessores na gestão das propriedades, além de preparar a ele e a seus herdeiros para o processo de sucessão como um todo. O Programa faz parte da diretriz estratégica Orgulho em Fazer Parte, também presente no planejamento estratégico da cooperativa.
Em 2024, os departamentos de Atendimento ao Cooperado, Estratégia Corporativa e Marketing da Agrária realizaram um estudo com o objetivo de identificar quantos, quais e em que nível os cooperados e grupos familiares já contavam com a participação de seus futuros sucessores na condução dos negócios. Com esse diagnóstico, foi possível formatar o Programa, que conta com dois eixos principais: Formação dos sucessores para tomada de decisão técnica e financeira e Formalização documental da Sucessão. “Montamos um Programa totalmente alinhado ao nosso planejamento estratégico. Entendemos que a sucessão nas propriedades rurais é um tema extremamente importante, por isso nossa intenção é oferecer o suporte total ao cooperado, pensando na preservação do seu patrimônio e na manutenção das boas relações familiares”, declarou Cristian Abt, diretor-secretário da Agrária.
O eixo formação de sucessores foi dividido em módulos, que abordam temas como cooperativismo, legislação, finanças, gestão e liderança. Os inscritos ainda passarão por mentorias e participarão de uma viagem técnica. A adesão ao Programa Raízes é gratuita.
Já no eixo de formalização da sucessão. caso desejem, as famílias também contarão com o apoio de empresas de consultoria especializadas. O investimento nesse serviço será subsidiado pela Agrária em até 20%, limitado à R$ 15.000 por família. Na primeira fase do Programa, quatro empresas foram homologadas para trabalhar nesse processo: Petty Soluções, Safras e Cifras, Salamacha Advogados, e UNE Sucessão e Governança.
De acordo com Kelen Siqueira, especialista do departamento de Estratégia Corporativa, o Programa Raízes vem ao encontro de outras ações executadas para estreitar os laços entre a Agrária e seus cooperados, como a criação do Núcleo Feminino e as atividades voltadas para o público jovem. “Esse Programa foi pensado para ser uma ponte entre as gerações que construíram a Agrária que temos hoje e aquelas que atuarão na Cooperativa que queremos no futuro. “Queremos fortalecer o vínculo do sucessor com o negócio, estimular o senso de dono e garantir que a história familiar continue de forma sustentável e cooperativista”, explicou.
O cooperado Hermes Naiverth faz parte da segunda geração de sua família que é cooperada à Agrária. Atuando no agronegócio desde meados dos anos de 1980, ele já prepara os filhos João Lucas e Suzana para o sucederem em suas três propriedades rurais. Atualmente, enquanto o filho trabalha nas questões agrícolas, a filha é responsável pela área administrativa do negócio. “O Programa Raízes é fundamental, pois, muitas vezes, temos dificuldade em acessar informações referentes aos processos legais da sucessão. E sua importância não é apenas com relação às nossas propriedades rurais, mas também se refere à manutenção e ao desenvolvimento das áreas industriais da própria cooperativa”, avaliou. (Assessoria de Imprensa Agrária)