Caravana Kids diverte e ensina crianças e jovens sobre importância da educação financeira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A manhã da última sexta-feira (30/05) foi de um aprendizado de forma diferente para os alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Marista, de Londrina (PR). De forma lúdica, eles conheceram um pouco mais sobre a importância da educação financeira, cooperativismo e reciclagem, com os palhaços Cajuíno e Adalberto, da Caravana Kids, projeto da cooperativa de crédito Sicredi Dexis.

Foram duas apresentações em que os atores interagiram com os alunos – e também com professores – de forma divertida, tirando gargalhadas e levando os estudantes a também darem “palpites” importantes sobre os temas.

A Caravana Kids percorre escolas públicas e particulares ao longo do ano – com ênfase no mês de maio, quando ocorre a Semana Enef (Semana Nacional de Educação Financeira), organizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF).

A educação financeira é uma ação constante dentro da cooperativa. Além da peça teatro, a Sicredi Dexis também realiza palestras, workshops e outras atividades tanto para crianças e jovens, quanto para adultos.

“Na nossa cooperativa, a vida financeira sustentável de nossos associados também é nossa prioridade”, comenta o presidente Wellington Ferreira. 

A gerente da agência Tiradentes de Londrina – que organizou a apresentação no Colégio Marista – Suelen Lopes, destacou, no início da apresentação, que toda a sociedade precisa olhar para a questão financeira desde muito cedo, evitando, assim, problemas maiores na vida adulta.

Mais de meio milhão de pessoas impactadas 

Além da cooperativa Sicredi Dexis, durante a Semana Enef, o Sicredi impactou diretamente mais de 518 mil pessoas nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Santa Catarina, envolvendo outras cooperativas do sistema.

Foram alcançadas comunidades urbanas e rurais, com iniciativas voltadas à conscientização sobre o uso responsável do dinheiro e à promoção de hábitos financeiros mais saudáveis ao longo da vida. Como parte das ações, a parceria com a Turma da Mônica resultou, em 2025, no lançamento de um novo gibi e de um vídeo educativo que estão alinhados ao tema central desta edição: Educação Financeira para Crianças e Jovens: preparando a sociedade para escolhas conscientes. (Assessoria de Imprensa Sicredi Dexis)

Conteúdos Relacionados