Programa de qualificação dá apoio para avicultores integrados da Cocari ampliarem produtividade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocari II 11 11 2025A Cocari, em parceria com a Aurora Coop e o Sebrae, realiza a cada ano uma série de cursos e treinamentos visando contribuir com a produtividade dos avicultores integrados. É o Programa de Encadeamento Produtivo, que disponibiliza anualmente ciclos de capacitação direcionados para questões técnicas, de gestão dos negócios e de sustentabilidade dos aviários e propriedades.

Durante o ano de 2025, etapas do Programa de Encadeamento Produtivo, dirigidas a produtores e empresas rurais do setor avícola que participam do processo produtivo da intercooperação Cocari/Aurora, ocorreram na unidade de São Pedro do Ivaí e em Mandaguari, mobilizando produtores de todas as áreas de atuação da cooperativa.

Estruturado em fases, o programa teve sua prática realizada por meio de encontros presenciais e consultorias: 

Qualidade Total Rural – Fase 1 – De Olho na Qualidade Rural: este módulo diz respeito à capacitação para a auto implantação dos 5 “S” da Qualidade, otimizando recursos e evitando desperdícios. Com seis encontros quinzenais, essa fase contou com 24 horas-aula e três consultorias, totalizando mais de quatro horas. 

Qualidade Total Rural – Fase 2 – Gestão da Qualidade Rural: a fase 2 envolve a capacitação em gestão da qualidade, com foco em solução de problemas e melhoria contínua. São onze encontros quinzenais (48 horas-aula) e seis consultorias (12 horas). 

Sustentabilidade Aplicada em Empresas Rurais: neste módulo são apresentadas ferramentas e técnicas para equilibrar os aspectos econômico, social e ambiental das propriedades. Inclui três encontros quinzenais (12 horas-aula) e uma consultoria (2 horas).

Fortalecimento produtivo

O Programa Encadeamento Produtivo visa aumentar a qualidade, organização e sustentabilidade dos produtores rurais dos setores de suínos, aves e leite, por meio do fortalecimento do encadeamento produtivo da Cooperativa Central Aurora Alimentos, atendendo às demandas de um mercado cada vez mais exigente e promovendo características socioambientais sustentáveis na cadeia produtiva.

Na Cocari, essa iniciativa teve início em 2022. Desde então, foram realizadas cinco turmas do curso "De Olho na Qualidade Rural", duas turmas de "Gestão da Qualidade Rural" e uma turma de "Sustentabilidade", e o planejamento é seguir com novas etapas em 2026. 

Avicultor destaca benefícios da primeira etapa do programa

Sebastião Lauriano, avicultor integrado da Cocari, concluiu em outubro de 2025 a fase 1 do programa "De Olho na Qualidade Rural", que tem como foco a implantação do método 5S. Em seu relato, ele destaca os aprendizados e os impactos positivos que a iniciativa trouxe para sua propriedade e sua visão de gestão. “Foi muito proveitoso, me surpreendeu. Esse foi um encontro de vários empresários do ramo e cada um trouxe as suas experiências, as suas dificuldades", afirmou Sebastião.

O avicultor ressalta a importância da organização e da aplicação prática dos conceitos aprendidos durante os encontros. "Aprendemos muito e com isso conseguimos organizar mais a propriedade, porque se perde muita coisa, até dinheiro mesmo, por não estar organizado, desde higiene, limpeza, descarte de material que, às vezes, está ali incomodando, e em outros casos compramos alguma coisa que já tinha na propriedade. Então, tudo isso aprendemos bastante, foi proveitoso para todos nós", reforçou.

Sebastião também destaca o impacto positivo da parceria entre Sebrae, Aurora e Cocari na realização do programa. "Foi uma iniciativa espetacular. Se conseguirmos por em prática tudo aquilo que foi passado, vai ser muito valioso. Eu acredito que nós temos a ganhar", observa, expressando sua satisfação e desejo de continuar participando das próximas etapas do programa. "Eu gostaria mesmo de continuar na sequência dos próximos encontros, das outras etapas, porque vale a pena. Foi impressionante. Eu fiquei feliz. Muitas coisas já implantei e estou com a ideia de continuar, sem dúvida”, enfatizou. 

Benefícios e certificação

Após concluir todas as fases, os produtores podem ser avaliados para obter o Certificado de PRSA (Propriedade Rural Sustentável Aurora).

Nas próximas edições do Informativo Cocari traremos relatos de integrados que já concluíram fases mais avançadas do programa, contando suas experiências aplicadas nas propriedades. Para 2026, está planejada a continuidade do programa. (Assessoria de Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados