Programa de Desenvolvimento de Talentos da Credicoamo tem programação presencial em Campo Mourão
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Credicoamo realizou encontro na Administração Central, em Campo Mourão (PR), nos dias 23 e 24 de abril, do qual participaram 30 funcionários que integram o Programa Desenvolvimento de Talentos da cooperativa. Eles atuam nas agências, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e foram selecionados para o Programa pois já demonstram potencial e possuem interesse de desenvolvimento em sua carreira na Credicoamo.
Contando com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), no primeiro dia, a professora Denise Basgal abordou metodologias para auxiliar na pesquisa e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, sob a forma de projeto de melhoria. “É uma equipe bastante diferenciada, com muita vontade e determinação no aprendizado e na troca de experiências”, ressaltou a profissional. Juliana de Carvalho Padilha Freitas, de Laguna Carapã (MS), relatou que o programa está sendo incrível para o seu desenvolvimento profissional. “Estou me dedicando bastante para o projeto de melhoria”.
Na quinta-feira (24/04), ocorreram visitas ao Memorial Coamo, um espaço para refletir sobre o passado, presente e futuro, mergulhando em dados, histórias e na cultura cooperativista.
Rosane Ferreira, de Guarapuava (PR), comemorou os dois dias produtivos. “Conviver um pouco mais com nossos colegas, ter essa experiência das outras agências, estar aqui visitando a sede e o nosso memorial. Acredito ser um momento incrível, uma experiência que vamos carregar para o resto da vida”.
O programa
É um conjunto de ações de aprendizagem e experiências que tem como objetivo desenvolver competências técnicas e comportamentais nos participantes, ampliando a visão sobre a cultura, estrutura e negócios da cooperativa, fornecendo informações atualizadas e necessárias para acelerar a formação e prontidão para a carreira nas agências da Credicoamo. Lançado em 2023, formou 21 funcionários na primeira edição.
Quatro pilares sustentam o PDT: pessoas, processos, negócios e cultura. Dentro dos processos, a ideia é que os profissionais conheçam a estrutura e políticas da cooperativa, em módulos ministrados por todos os gerentes funcionais e pela auditoria interna da Credicoamo. No mês de abril, por exemplo, além do Projeto de Melhoria, os funcionários participaram dos módulos com as gerências de TI e de Crédito.
A segunda turma do PDT iniciou presencialmente em novembro de 2024 (relembre) e o cronograma traz encontros online e presenciais, como o desse mês. “Uma experiência muito boa, conhecendo novas pessoas que a gente não tem o convívio no dia a dia”, afirmou o participante Charles Weiss, de Nova Santa Rosa (PR). Os integrantes do programa elaboram relatórios mensais reportando como o conhecimento de cada módulo contribuiu para suas atividades diárias. O ciclo será finalizado em novembro de 2025 com a tão esperada formatura e a apresentação dos projetos de melhoria.
“Cada encontro é uma oportunidade de estarmos conhecendo um pouco mais a Credicoamo e fazendo parte dessa história, que é gigantesca”, avaliou o funcionário Alex Pires Renau, da agência de Toledo (PR). (Assessoria de Imprensa Credicoamo)