Paraná participa do 8º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Nove artigos científicos sobre o cooperativismo paranaense foram aprovados para o 8º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), que acontece de 6 a 8 de outubro, em Brasília. O evento reúne pesquisadores, gestores de cooperativas, dirigentes, profissionais do sistema de aprendizagem e representação, além de formuladores de políticas públicas.
O tema desta edição é "Ano Internacional das Cooperativas: Integração, Impacto e Perspectivas para o Cooperativismo Brasileiro". No total, 50 trabalhos de pesquisadores de todo o país foram selecionados para participar.
Dois dos artigos aprovados têm funcionários do Sistema Ocepar como coautores. Um deles é “Governança Transformacional em Cooperativas de Crédito – Aplicação do Método Multicritério AHP para apoio à tomada de decisão”, assinado por Mauro Lizot e Neila da Silva, que é analista técnica do Sescoop/PR.
O outro é “Gestão de terceiros e trabalho seguro em cooperativas agroindustriais: o caso Paraná”, de Graziel Pedrozo de Abreu – assessor jurídico e sindical da Fecoopar -, com Poliana Graziela Schreiner, aluna do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais – PPGCoop, parceria do Sescoop/PR com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Leila Andressa Dissenha, professora do PPGCoop e parceira do Sistema Ocepar em vários projetos.
Pós-graduação
Entre os autores dos demais artigos paranaenses aprovados, também há integrantes da cursos de pós-graduação que têm apoio do Sescoop/PR. Um deles é “Identidade ou Performance? A Aplicação Estratégica do 7º Princípio Cooperativista e Seus Efeitos Sobre Lealdade e Competitividade", de Tomás Sparano Martins, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da doutoranda Carla Alessandra dos Santos, que já foi tutora de turmas de pós-graduação do Sescoop/PR com a UFPR.
O tema do desempenho social em cooperativas é estudado por Martins com orientandos desde 2016, com revisão sistemática de literatura sobre princípios cooperativistas, em especial o sétimo princípio, “Interesse pela comunidade”. O artigo analista os efeitos das ações em prol da comunidade na lealdade do cooperado e na vantagem cooperativa sustentável das cooperativas.
“É saudável que as cooperativas adotem práticas pela comunidade porque isso dá resultados em termos de inovação e principalmente no posicionamento estratégico”, explica o professor, que coordena turmas de pós-graduação que têm apoio do Sescoop/PR e o Programa de Certificação de Conselheiros.
Outros trabalhos ligados a esses programas são “Da Ilusão da Transformação Digital à Realidade da Digitization e Seus Efeitos nas Assembleias Gerais Virtuais”, de Cinthia Obladen de Almendra Freitas, Rui Miguel Soares Silva e Leonardo Rafael de Souza, professor do PPGCOOP; e “Diversidade de Gênero nos Conselhos de Administração e Desempenho Econômico: Um Estudo com Cooperativas de Saúde no Brasil”, de Leandro Jorge Sekulic, Eduardo Damião da Silva, também professor do PPGCoop e que atuou em diversos programas ofertados pelo Sescoop/PR em parceria com a PUCPR.
Investimento em formação - A ampla participação do Paraná no EBPC evidencia o compromisso do Sistema Ocepar com a formação e qualificação profissional no setor cooperativista. São diversas parcerias institucionais que incentivam a produção científica sobre o tema. Somente com a UFPR, foram realizadas mais de 30 turmas de pós-graduação desde 2018. Além disso, o mestrado profissional em Gestão de Cooperativas, promovido em parceria com a PUCPR, é o único do Brasil, soma 12 turmas e quase 100 mestres formados.
Evento
O EBPC é um espaço de discussão e fomento de temas relevantes ao cooperativismo, incentivando a produção e a disseminação do conhecimento científico. Contribuindo para a qualificação do debate e o avanço do cooperativismo no Brasil, o evento possibilita a geração de novas perspectivas, abordagens e soluções, fortalecendo a integração entre teoria e prática.
As inscrições para o público em geral são gratuitas e estão abertas até o dia 1º de outubro. Confira a programação e inscreva-se neste link.
Trabalhos
Confira a lista de trabalhos de pesquisadores paranaenses aprovados:
1. Gestão de Terceiros e Trabalho Seguro em Cooperativas Agroindustriais: O Caso Paraná — Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
2. Caracterização das Mulheres em Cargos de Alto Escalão em Cooperativas de Crédito — Universidade Federal do Paraná (UFPR)
3. Desempenho Financeiro e a Participação das Mulheres no Conselho de Administração de Cooperativas Agropecuárias Brasileiras sob a Ótica Institucional — Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
4. Diversidade de Gênero nos Conselhos de Administração e Desempenho Econômico: Um Estudo com Cooperativas de Saúde no Brasil — Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
5. Análise do Fluxo de Concessão de Crédito para Pessoa Física em uma Cooperativa de Crédito Rural — Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
6. Governança Transformacional em Cooperativas de Crédito – Aplicação do Método Multicritério AHP para Apoio à Tomada de Decisão — Universidade Federal do Paraná (UFPR)
7. Impacto Sistêmico da Diversificação nas Transações entre Produtores e Cooperativas do Agronegócio — Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
8. Da Ilusão da Transformação Digital à Realidade da Digitization e Seus Efeitos nas Assembleias Gerais Virtuais — Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
9. Identidade ou Performance? A Aplicação Estratégica do 7º Princípio Cooperativista e Seus Efeitos Sobre Lealdade e Competitividade — Universidade Federal do Paraná (UFPR)