Neurociência e Cooperação é tema do Encontro Estadual do Programa Cooperjovem
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
Com o tema “Neurociência e cooperação: conectando corações e mentes”, será realizado, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/11), o Encontro Estadual do Programa Cooperjovem, no Place Eventos, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A iniciativa é do Sistema Ocepar, realizada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR). O evento é destinado a professores e agentes que atuam no Programa Cooperjovem.
Programação
A programação inicia nesta terça-feira (05/11), às 16h, com a abertura oficial. Na sequência, Rosana Botelho, investigadora da Polícia Civil do Paraná, mestre em Agronegócio, docente e palestrante, irá discorrer sobre Segurança na internet. Depois, haverá a apresentação de cases e talk show sobre os projetos do Cooperjovem.
O Encontro prossegue nesta quarta-feira (06/11), a partir das 8h, com apresentação de Inez Cozzo, que é palestrante, consultora, escritora internacional especializada em processos de neuroaprendizagem e neurobusiness e fundadora da empresa TAI Consultoria. Ela possui 40 anos de estudos em Psicologia e Neurociências Aplicadas e vai falar sobre Neurociência Cognitiva, Comportamental e Educação. Às 11h, serão realizadas atividades colaborativas, coordenadas pela ODI Eventos e Treinamentos. O evento encerra às 13h30.
Cooperjovem
O Programa Cooperjovem visa promover a educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental nas escolas, estimulando os alunos a exercitar a autonomia e os valores do cooperativismo desde cedo. Os projetos são implementados utilizando uma metodologia própria desenvolvida pelo Sescoop/PR, em parceria com cooperativas do estado e secretarias municipais de educação. Por meio dessa ação, são colocados em prática dois princípios do cooperativismo: o 5º (educação, formação e informação) e o 7º (interesse pela comunidade).
No Paraná, o Cooperjovem é executado pelo Sescoop/PR em parceria com 22 cooperativas, abrangendo 28.150 alunos do ensino fundamental I e II, 2.800 educadores e 220 escolas, em 60 municípios paranaenses.