MERCOSUPER: Lançada a Academia de Liderança do Varejo para cooperativas do Paraná, em parceria com a ESPM

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

“Um curso sob medida, ágil, prático e com conceitos baseados na atual realidade em que vivemos. Voltado para o interesse das cooperativas em ter, cada vez, profissionais mais focados no mercado do varejo”, destacou o coordenador do Núcleo do Varejo da ESPM, Ricardo Pastore, ao participar, na manhã desta quinta-feira (07/04), do lançamento do curso Academia de Liderança do Varejo, durante o último dia de programação da Mercosuper 2022 - Feira e Convenção Paranaense de Supermercados promovida pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras), no Expo Trade, em Pinhais, Paraná.

Tendências do varejo - Segundo Pastore, “varejo não é área de conhecimento, é o campo de atuação, onde podemos aplicar gestão, marketing, administração etc. A atividade de varejo precisa ter um ambiente adequado para que possa se desenvolver, como mão de obra, crédito e inflação baixa, que não é o caso neste momento, pois o crédito está escasso e a inflação alta”, disse. Ele destaca que o importante é sabermos o que está acontecendo no mundo neste setor. “O varejo está se transformando, o jeito de vender está mudando. Redes sociais, delivery, metaverso, novas gerações e novos comportamentos do consumidor. Crises econômicas e ambientais. Novas tecnologias digitais disruptivas, tudo isso será foco nas disciplinas que teremos no curso”.

Cadeia de valor - De acordo com o especialista, “as inovações promovem mudanças, as mudanças alteram o modelo de negócios. Onde está o valor? O que o cliente identifica como valor? São respostas que precisamos ter de forma ágil. As inovações ocorrem em certos pontos da cadeia de valor e quando identificamos, ocorre a aceleração, a disrupção”, frisou.

Pandemia - “Vínhamos de um mundo físico, com a pandemia entramos no digital. Agora, com retorno ao presencial passamos a viver nesses dois mundos. Esses momentos de virada é que a gente encontra oportunidade para crescer, assumir a liderança. Isso nos motiva, criar estratégias de mercado. Então, sejam bem-vindos ao mundo híbrido!”

Oportunidade - Para ele, é uma grande oportunidade que o sistema dá aos profissionais do varejo das cooperativas. “É digna de elogios, afinal, estamos vendo nesta situação de crise, não são todas as empresas ou instituições que oferecem uma oportunidade como esta. Com certeza, ao preparar melhor os profissionais do varejo das cooperativas, o sistema se coloca à frente de outros setores e abre novas oportunidade de negócios, com pessoas mais qualificadas”, frisou.

Disciplinas - O curso é promovido pelo Sistema Ocepar e realizado com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), em parceria com a ESPM, com início previsto para junho próximo. No decorrer das aulas, os participantes terão disciplinas com foco em inovação e novos modelos de negócios, inteligência de mercado, trade marketing e execução de PDV etc.

Inscrições e informações - A Academia de Liderança do Varejo é uma formação com carga horária de 120 horas, que serão distribuídas ao longo de 2022 e 2023, cujo objetivo é atualizar e preparar as lideranças cooperativistas atuantes no varejo a enfrentarem o cenário pós-pandemia. Os profissionais de cooperativas interessados em saber mais sobre o curso podem entrar em contato com Carolina Bianca Teodoro (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 41 99647 5522) ou Alexandre Monteiro (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 41 99604 7007).

Link vídeo Professor Ricardo Pastore da ESPM

Conteúdos Relacionados