COOPAVEL: Projeto aprimora a gestão do quadro de vagas de emprego

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

coopavel 08 04 2022A Coopavel tem a inovação no seu DNA. Desde o início de suas atividades, há 51 anos, a cooperativa emprega os mais sofisticados recursos para dar eficiência e dinâmica aos seus mais diferentes processos. Uma das novidades mais recentes é a implantação do Quadro de Vagas da Coopavel, levando ainda mais qualidade, agilidade e assertividade às tarefas das áreas de negócios e de Gente & Gestão.

Inovadora - “Somos uma cooperativa inovadora e essa característica contribui muito para que estejamos entre as 15 maiores do Brasil”, diz o presidente Dilvo Grolli. Ele lembra que levar assistência técnica de qualidade foi um passo fundamental para melhorar o desempenho das propriedades agrícolas, medida potencializada com o Show Rural Coopavel, a partir de 1989, que permitiu colocar as novas tecnologias e conhecimentos para o campo em contato direto com o produtor.

Elaboração - O projeto Quadro de Vagas da Coopavel começou a ser elaborado em outubro, informa Claudia Luciana da Rocha, do departamento de Gente & Gestão da cooperativa. “Nesses meses todos foram muitas horas de estudos e treinamentos para o entendimento do módulo Quadro de Vagas no Sistema Sênior. Tivemos trocas de informações com as áreas de negócios para entender a rotina empregada quanto à gestão do quadro de vagas”, observa Claudia.

Proposta - A proposta era, com uso das ferramentas tecnológicas mais inovadoras, automatizar o quadro e então administrá-lo ainda com mais eficiência por meio do módulo sênior denominado QL (Quadro de Lotação). A finalidade, segundo Claudia, é levar autonomia para as áreas de negócios, aprimorando e profissionalizando o setor com agilidade, autonomia e segurança na gestão da informação para a Coopavel.

Projeto-piloto - Com a fase inicial cumprida, o passo agora é implantar o projeto-piloto na área de Recursos Humanos/Administração Central. O Quadro de Vagas foi dividido em três etapas: implantação do Quadro nativo (primeiro semestre de 2022), Orçamento de pessoal (segundo semestre de 2022) e Revisão e análise individual por posto de trabalho versus faturamento/produção (primeiro semestre de 2023).

O que é?- O gerente de Recursos Humanos da Coopavel, Aguinel Waclawovsky, informa cria-se com essa ação um mecanismo para administrar o saldo de vagas dos postos de trabalho permitindo a movimentação de pessoas por meio do incremento delas, das substituições por transferências ou ainda pela diminuição do quadro de lotação, bem como administrar custo real com pessoal.

Desafio - “É um grande desafio desenvolver um projeto dessa relevância e magnitude. Por isso, todas as etapas são avaliadas com regularidade a fim de revisar com muito cuidado cada passo, podendo assim junto à área de Gente & Gestão elaborar estratégias para que a ferramenta possa ser utilizada com o máximo de eficiência e efetividade”, diz Aguinel.

Objetivo - O objetivo da Coopavel é que esse instrumento seja um aliado à gestão na tomada de decisões de curto, médio e longo prazos, bem como construir um legado para análise e tomada de decisão assertiva, pontua Claudia Luciana da Rocha. (Imprensa Coopavel)

 

Conteúdos Relacionados