LAR: Quarta turma de jovens conclui curso modular

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Após sete meses de estudo, com oito módulos de 16 horas, 34 jovens concluíram mais um curso modular, no dia 23 de setembro, numa parceria da Cooperativa Lar com o Sescoop/PR. “É o futuro que já aconteceu, pois estamos na formatura desses jovens, e outros 150 já tiveram essa formação. Parabéns aos jovens pela garra e determinação. A formatura é de vocês, mas a alegria é conjunta de vossos pais e da cooperativa”, disse o diretor presidente Irineo da Costa Rodrigues, que participou do evento. Ele salientou ainda que a cooperativa é uma sociedade de pessoas e investir nelas é o motivo de superação em momentos de dificuldade.  Também lembrou que trabalhar com os jovens, filhos de associados, em assuntos que possibilitem seu crescimento pessoal é o objetivo da Cooperativa Lar. O gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche,  elogiou a ação da Lar e dos filhos de associados “Vocês são exemplo para o Estado e para a nação”. Inclusive essa forma de organização foi levada como exemplo para Brasília e foi aprovada. “Vejo com satisfação todo esse trabalho, parabéns a todos”, frisou.

Programação - No primeiro módulo do curso modular foi realizada a acolhida aos jovens e feita uma apresentação da Cooperativa Agroindustrial Lar em números e ações, nos demais módulos foram trabalhados temas como:  Autoestima e Relacionamento Interpessoal; Desenvolvimento de Liderança;  Mobilização de Potencialidades; Comunicação e Oratória; Protagonismo Juvenil;  Cooperativismo;  e Empreendedorismo e Educação Cooperativista. Para o professor Ney Guimarães, os cursos modulares têm a missão de conduzir a juventude cooperativista para que sejam empreendedores econômicos, e empreendedores em valores e princípios, que por sua vez devem construir um mundo melhor.

Oportunidade - Joerles Evandro da Silva, um dos formandos disse que frequentar o modular foi uma grande oportunidade que deve ser aproveitada pelos demais filhos de associados. “Desde o primeiro módulo melhorei bastante em vários sentidos, até de me expressar melhor”, disse também que se esforçou para participar de todos os módulos e fez novas amizades. A família tem na agricultura a sua principal atividade e trabalha também com atividade leiteira, onde ajuda sem pestanejar.

Aprendizado - A formanda Leandra Pérego disse que foi uma bela experiência e que o aprendizado será importante para toda a vida. “Após me integrar ao trabalho com jovens cooperativistas e participar desse curso modular, passei a analisar os acontecimentos e tomar as decisões de modo mais maduro, crítico, sempre pensando no lado bom”.

Mundo melhor -  “Muito aprendemos aqui e levamos o que é fundamental para a nossa vida. Se colocarmos em prática, vamos construir um mundo muito melhor, começando na propriedade, no município, na cooperativa.  Entramos individualmente aqui, mas os laços de amizade formados, darão suporte no futuro”, avaliou Soili Schwab Colling, uma das formandas. Completou dizendo que  a principal atividade da família é o frango de corte,  que é muito importante para manter a estrutura da família.

Fortalecimento - O coordenador do Comitê Juvenil Lar, Jaffer Vinicius Besen, conclui que este trabalho fortalece a cooperativa, a comunidade, a família, e por isso que a escolheu viver e defender o cooperativismo. “Minha família há muito tempo é cooperativista e da mesma forma pretendo trabalhar, até porque na Cooperativa Lar cooperar não é uma doutrina e sim uma filosofia de vida”, finalizou.

Cooper Júnior - Em outubro, a Cooperativa Lar promove o 2º Encontro do Cooper Júnior, que reunirá os filhos e filhas de associados com idade entre 11 e 14 anos. De acordo com a assessora de Ação Cooperativista, Carmem Reis, são esperados aproximadamente 150 adolescentes para essa iniciação cooperativista. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Lar)

{gallery}noticias/2012/setembro/26/lar/{/gallery}

 

Conteúdos Relacionados