LAR I: Cooperativa investe na formação de mulheres e jovens

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um novo grupo de mulheres e jovens começou a ser capacitado pela cooperativa Lar, com sede em Medianeira, no Oeste do Estado, com o objetivo de ampliar a formação de lideranças. É mais um trabalho voltado à organização do quadro social da cooperativa, que inclui o repasse de informações sobre cooperativismo, liderança, comunicação, entre outros temas, visando promover o aperfeiçoamento pessoal e profissional das pessoas que atuam no sistema cooperativista e o estreitamento das relações desse público com a cooperativa. Neste ano, a Lar pretende realizar três eventos de capacitação dirigidos a mulheres e jovens. Os primeiros foram promovidos em dois cursos; um deles aconteceu nos dias 17 e 18 de maio e o outro nos dias 19 e 20 de maio.

Mulheres - Em relação às mulheres, foram organizadas duas turmas, de 16 horas cada, com a participação de 75 cooperadas e esposas de cooperados da Lar, das quais 60 já atuam na cooperativa e 15 estão sendo capacitadas pela primeira vez e vão se integrar ao grupo. A instrutora foi Nair Onofre, que abordou conteúdos sobre Emotologia, cujos temas visam buscar formas de trabalhar as emoções, no sentido de torná-las aliadas e importantes ferramentas para a obtenção de melhores resultados diante dos desafios da vida. "O objetivo foi promover maior envolvimento das mulheres com a filosofia cooperativista, estimular o espírito de liderança, administrando as emoções e as conduzindo para os melhores resultados no dia a dia, tanto pelo lado pessoal,como comunitário, já que entre os princípios do cooperativismo está a preocupação com a comunidade", afirmou assessora de Ação Educativa da Lar,  Carmem Teresa Zagheti dos Reis. No ano passado, cooperativa promoveu 18 atividades que tiveram as mulheres como público-alvo, totalizando 350 horas de treinamento com 750 participantes.

Jovens - Já a formação de jovens líderes cooperados, com 32 participantes, foi realizada por meio de um módulo de 16 horas, que tratou sobre Projeto de vida e Protagonismo Juvenil Cooperativista. "Nossa maior meta é promover a capacitação e a formação de jovens, visando sua aproximação e envolvimento com o cooperativismo, fornecendo as mesmas oportunidades de ocupação dos espaços reservados na família, propriedade, comunidade e na cooperativa", destacou Carmem. O instrutor do curso foi o professor Ney de Almeida Guimarães. Este trabalho contempla mais cinco módulos, todos planejados de acordo com o interesse e a realidade da região. Em 2009, 350 jovens participaram das 18 ações realizadas pela Lar que somaram 220 horas de treinamento.

Conteúdos Relacionados