JOVEM APRENDIZ: Sescoop/PR e Senac/PR discutem reestruturação do programa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Programa Jovem Aprendiz Cooperativo terá novidades em 2011. Preocupado em qualificar o jovem não apenas para o mercado de trabalho, mas também para o exercício pleno de suas habilidades e competências, o Sescoop/PR firmou uma parceria com o Senac/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) com a finalidade de reestruturar o programa do curso administrativo, por meio da adoção da metodologia utilizada na preparação dos jovens aprendizes da área do comércio. Os objetivos e detalhes do que irá mudar foram apresentados na manhã desta quinta-feira (23/12), durante reunião no Sistema Ocepar, entre a equipe de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR e o professor Ito Vieira, diretor de Educação do Senac, Lucymara Carpinm, coordenadora de Educação do Senac/PR, Gerusa Hungaro, técnica responsável pelo programa Jovem Aprendiz no Paraná, no âmbito do Senac/PR.

Pilares - "A proposta está baseada na metodologia do ensino por competência", ressaltou o professor Ito Vieira, lembrando que a finalidade é também preparar os jovens para a efetivação dentro das cooperativas. "É preciso pensar que o negócio da cooperativa irá crescer, mas para que isso aconteça ou se mantenha, será preciso ter gente competente", frisou. Segundo Lucymara Carpim, o ensino por competência possui três pilares (habilidade, conhecimento e valores/atitudes) e pode ser compreendido como a capacidade pessoal de articular os saberes (saber, saber fazer, saber ser e saber conviver). "É importante que os docentes entendam essa proposta, e o trabalho do Sescoop/PR é fundamental para que isto aconteça", afirmou.

Divisão - Pelo novo modelo, o conteúdo do programa foi dividido em blocos temáticos.  Outro destaque é a inserção de disciplinas consideradas universais, ou seja, que são necessárias no processo de aprendizagem de qualquer área, pois dizem respeito ao ensino da ética, cidadania, comunicação, segurança no trabalho, cooperativismo e responsabilidade social. 

O Programa - O Sescoop/PR desenvolve, desde 2005, o Programa Jovem Aprendiz Cooperativo. A iniciativa também atende à lei federal nº. 10.097, que determina a contratação, na condição de aprendiz, de pessoas na faixa etária de 14 a 18 anos, matriculados em programas de aprendizagem profissional. Em 2010, o Programa beneficiou 425 jovens com a participação de 33 cooperativas em 12 municípios paranaenses.

{gallery}noticias/2010/Dezembro/23/20101223151416/{/gallery}

Conteúdos Relacionados