FORMAÇÃO: Sescoop/PR investe em nova modalidade de ensino

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sescoop/PR está apoiando, pela primeira vez, a realização de uma graduação na modalidade ensino a distância, em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Trata-se do curso de tecnólogo em gestão de cooperativa, que vai beneficiar entre 30 e 50 funcionários e cooperados da Coopagrícola, Castrolanda, Batavo e Uniodonto Curitiba. "Vamos desenvolver um projeto piloto que poderá ser estendido a outras cooperativas paranaenses, se houver interesse", afirmou o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boeshe.

Novidade - "É uma novidade que estamos implantando, já que até então estávamos oferecendo cursos de pós-graduação e MBAs para aqueles que já concluíram o ensino superior. Agora, passamos a ofertar um curso de graduação para as pessoas que ainda não tiveram acesso a uma faculdade, oportunizando a formação de um público importante para as cooperativas. É uma capacitação que promove uma grande mudança de comportamento pois contribui para elevar a auto estima dos estudantes e os estimula a adquirir novos conhecimentos, o que acaba refletindo na melhoria dos resultados das cooperativas", acrescenta Boeshe. Ele cita como exemplo o presidente da Coopagrícola, Gabriel Nadal, que, por iniciativa própria, se matriculou no curso de tecnólogo em gestão de cooperativa, devendo concluí-lo no final do primeiro semestre desse ano. "Foi ele quem incentivou as pessoas das demais cooperativas a fazer o curso, o que nos motivou a implementar esse projeto piloto", acrescentou o gerente do Sescoop/PR.

 

Reunião - Na manhã desta quinta-feira (03/02), Boesche e o coordenador do curso na Unisul Virtual, Roberto Iunskovski, estiveram na sede da Coopagrícola, em Ponta Grossa, para apresentar os detalhes da graduação aos interessados das quatro cooperativas. O curso, reconhecido pelo Ministério da Educação, inicia em abril, tem duração de dois anos e contempla 27 disciplinas. De acordo com Iunskovski, a principal vantagem dessa modalidade é a preservação da liberdade pois o aluno tem autonomia para estudar no momento em que desejar, acessando o ambiente virtual de aprendizagem pela internet por meio de uma senha pessoal. "Por outro lado, é um método que exige disciplina, dedicação e perseverança", ressalta ele, lembrando que há tarefas e datas a cumprir, além de avaliações virtuais e presenciais, sendo que essas últimas são realizadas em cidades pólo onde a Unisul mantém unidades. Das 160 existentes no Brasil, cinco funcionam no Paraná, nos municípios de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.

 

Conteúdos - Um livro didático é repassado ao estudante em cada disciplina. Um professor com, no mínimo especialização ou mestrado, fica a sua disposição para esclarecer as dúvidas sobre os conteúdos. Já as dificuldades técnicas e operacionais podem ser solucionadas com auxílio de tutores. Além disso, a universidade disponibiliza uma biblioteca virtual e aulas gravadas para revisão de conteúdo. É realizada ainda uma web conference por disciplina, onde o professor passa uma hora e meia em contato com os alunos em data e horários programados. Também há a possibilidade de expandir os conhecimentos por meio dos fóruns de debates, onde eles têm condições de contribuir para a construção de conteúdos ao compartilhar suas experiências e dificuldades enfrentadas no cotidiano profissional.

 

Sobre a Unisul - A Unisul é uma instituição educacional sem fins lucrativos, fundada há 46 anos e cuja mantenedora é uma fundação vinculada à universidade. Possui quatro campi instalados nos municípios de Tubarão, Araranguá, Palhoça e Florianópolis.  Já a Unisul Virtual está em funcionamento desde 2002 e hoje soma 12 mil alunos matriculados no Brasil e em outros países. Oferece 23 cursos de graduação, entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo, e outros 18 de pós-graduação. É reconhecida nacionalmente por ter desenvolvido um dos melhores sistemas de ensino aprendizagem a distância, com diversos cursos bem avaliados pelo MEC, entre eles, o de Administração, classificado em 38º lugar entre todos os oferecidos nessa modalidade no Brasil no último Enade. Já o curso de Filosofia se destaca por possuir o maior número de alunos entre os demais existentes no país, 600 ao todo. O curso de tecnólogo em gestão de cooperativa é ofertado pela Unisul desde 2006. Foi iniciado em parceria com o Sescoop/SC e já diplomou 400 estudantes de Santa Catarina e demais estados brasileiros.

Administração qualificada - O presidente da cooperativa Coopagrícola, Gabriel Nadal, se interessou pelo curso ao ver um folder disponível na sede da Ocepar, quando participava de uma das edições do Fórum dos Presidentes. "É um curso muito bom, de um nível elevado e importante para o crescimento pessoal. Também está contribuindo para as minhas atividades como agricultor e como gestor da cooperativa. Por eu ter aproveitado bem, me senti na obrigação de divulgá-lo", afirmou Nadal. Em sua avaliação, o incentivo ao aprimoramento de colaboradores,cooperados e seus familiares pode ser um caminho para garantir a própria sustentabilidade do cooperativismo no futuro, pois o conhecimento adquirido ajuda a melhorar a gestão da cooperativa. "Com essa formação, fica mais fácil administrar e de forma mais qualificada", acrescentou o presidente da Coopagrícola.

{gallery}noticias/2011/Fevereiro/4/201124144820/{/gallery}

Conteúdos Relacionados