INTEGRADA: Lançada nova etapa do projeto Encontro Literário

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Encontro Literário com Monteiro Lobato, projeto desenvolvido pela Cooperativa Integrada com objetivo de estimular o hábito de leitura das crianças e promover a capacitação de professores da rede pública de ensino, está se estruturando e ganhando mais espaço e reconhecimento. Nesta semana, professoras da rede municipal de ensino de Arapongas participaram do lançamento de mais uma etapa do projeto. A partir de agora, o trabalho, que já está sendo desenvolvido nas sete escolas da zona rural do município, também será aplicado em todas as 19 escolas municipais da região urbana. Ao todo, serão 26 escolas atendidas em Arapongas.

 

Doação - Com o apoio da Milênia Agrociências, foram doados 400 livros para as bibliotecas destas escolas. As professoras irão desenvolver trabalhos em sala de aula para incentivar os alunos a lerem e conhecerem as obras de Monteiro Lobato. Um concurso literário também será realizado para estimular a produção textual dos estudantes. O projeto será aplicado com crianças de 3ª ano do ensino fundamental até abril de 2012, quando será feito um fechamento dos trabalhos com apresentações das atividades e produções desenvolvidas. Outro concurso, desta vez entre professores, vai reconhecer ainda os melhores trabalhos produzidos dentro de sala de aula.

 

Estímulo - “A leitura é essencial para o desenvolvimento das crianças e as ações que estimulam esse processo são fundamentais”, explica Marisa Nogaroto, coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de Arapongas. Segundo ela, os trabalhos desenvolvidos pelo projeto Encontro Literário nas escolas da zona rural estão rendendo ótimos resultados. “Esperamos agora repetir esse trabalho nas escolas da área urbana”, diz. 

 

Abrangência - O projeto Encontro Literário é desenvolvido pela Integrada desde 2009 e já atendeu 153 escolas públicas de 22 municípios onde a cooperativa atua. Somente em Londrina, foram realizadas palestras sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato em 80 escolas municipais. Ao longo de dois anos, o projeto atendeu mais de mil professores e envolveu milhares de crianças.

 

Sociedade mais justa e equilibrada - “O projeto começou pequeno, a partir de um primeiro contato com o professor Léo Pires, um grande conhecedor e entusiasta das obras de Lobato. Esperamos estar contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Os resultados nós vamos colher lá na frente”, destaca Ana Lucia Almeida, assessora de Responsabilidade Socioambiental da Integrada.

 

Monteiro Lobato é referência - Um grande entusiasta e também peça fundamental para o sucesso desse trabalho é o Doutor em fitopatologia e pesquisador aposentado da Embrapa Soja, professor Léo Pires. Da união entre ele e a Cooperativa Integrada surgiu a proposta para o projeto Encontro Literário. “A educação é um problema histórico no Brasil e nós podemos contribuir para buscar uma nova realidade. A solução chama-se conhecimento”, diz ele.

 

Conhecedor - O pesquisador é um grande conhecedor da vida e da obra de Monteiro Lobato (1882-1948), um dos mais respeitados nomes da literatura infanto-juvenil do país. Léo Pires leu o primeiro livro do escritor aos oito anos de idade e desde então se tornou um multiplicador das obras do escritor como instrumento para melhorar a qualidade da educação brasileira. Ele acredita que a leitura de Lobato induz a criança a pensar, combate a preguiça de raciocinar e valoriza a criatividade. “A riqueza de Lobato é fantástica. É um escritor diferente. Quem lê Lobato na infância irá se tornar um cidadão mais preparado para a vida”, diz. (Imprensa Integrada)

{gallery}noticias/2011/Setembro/2/201192152457/{/gallery}

Conteúdos Relacionados